Os 9 melhores celulares Huawei em 2024
A Huawei voltou para o Brasil em maio de 2019, e de lá pra cá vem atualizando pouco a pouco seu catálogo de produtos no país, incluindo os celulares. Os aparelhos da empresa são conhecidos pelo alto nível de construção, ficha técnica excelente e, nos modelos mais caros, conjuntos de câmeras que sempre estão entre os melhores do mundo. Se interessou pelos modelos da marca? O Manual da Compra montou uma lista com os melhores smartphones da Huawei para comprar em 2024.
A empresa ainda está com uma quantidade limitada de celulares aqui no Brasil, por isso não existem tantas opções assim para abranger os diferentes públicos. A fabricante ganhou mais notoriedade ao trazer a linha P30, mas agora planeja lançar os novos modelos da linha P40. É importante deixar claro que, com exceção do modelo P40 Pro, todos os outros citados nesta lista ainda possuem acesso aos aplicativos do Google.
Veja abaixo a nossa lista de indicações dos melhores smartphones da Huawei para comprar em 2024.
Bom custo-benefício
Tem processador potente
Tem câmera retrátil
Melhores câmeras do mundo
1º - Honor 7s
O Honor 7s é o modelo mais básico da Huawei que está sendo vendido aqui no Brasil. Ele foi lançado em 2018, mas ainda consegue entregar um bom desempenho para aqueles usuários que precisam de um celular para tarefas leves como usar o WhatsApp, redes sociais, navegar na internet entre outras. Como ele só possui 2 GB de memória RAM, é necessário ter cautela ao abrir muitos aplicativos de uma vez.
No entanto, o design não é tão moderno quanto os aparelhos mais recentes, por isso ele ainda conta com as longas faixas na parte superior e inferior da tela, que tem 5,45 polegadas e resolução HD. Esse aparelho possui bateria de 3.020 mAh e chega de fábrica com o Android 8.1 instalado, além da interface personalizada EMUI.
Características:
- Tela: 5,45 polegadas com resolução HD
- Processador: MediaTek MT6739 quad-core
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento interno: 13 GB (Expansível)
- Câmera(s) traseira(s): 13 MP
- Câmera frontal: 5 MP
- Bateria: 3.020 mAh
2º - Huawei Y9
Lançado em 2019, o Y9 é um bom celular para quem está procurando por um modelo intermediário. Ele utiliza o processador Kirin 710, que aliado aos 3 GB de memória RAM, entrega um bom desempenho no uso do dia a dia, como aplicativos mensageiros, redes sociais, navegação na internet, entre outros. Ele possui 64 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão de memória.
Sua tela tem 6,5 polegadas, resolução Full HD e tecnologia IPS, para bons ângulos de visualização, cores vívidas e brilhantes. O Y9 tem duas câmeras, sendo a principal de 13 MP, foco automático por detecção de fase e IA, que ajuda o usuário a ter as melhores configurações dependendo de qual objeto ele vá fotografar. A bateria deste aparelho é de 4.000 mAh e tem suporte ao carregamento rápido de 10W.
Características:
- Tela: 6,5 polegadas com resolução Full HD
- Processador: Kirin 710 octa-core
- Memória RAM: 3 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (Expansível)
- Câmera(s) traseira(s): 13 MP + 2 MP (sensor de profundidade)
- Câmera frontal: 16 MP + 2 MP (sensor de profundidade)
- Bateria: 4.000 mAh com carregamento turbo.
3º - Huawei Y9 Prime
Muitas empresas adotaram a tecnologia de câmera retrátil em alguns de seus modelos, e a Huawei não ficou para trás. A vantagem de adotar essa tecnologia é que a tela não precisa ter entalhe para alocar a câmera frontal, por isso ela pode ter mais aproveitamento e oferecer uma imersão maior para o usuário. Por falar em tela, a deste aparelho possui 6,59 polegadas, resolução Full HD e tecnologia IPS, para melhor qualidade de imagem.
Esse modelo usa o processador Kirin 710F, um modelo octa-core voltado para o uso intermediário, mas que consegue um bom desempenho em vários aplicativos e jogos. O Y9 Prime tem conjunto triplo de câmeras, com sensor principal de 16 MP, câmera secundária com lente ultra-wide e uma terceira que é usada apenas para o efeito de profundidade. Além disso, ele possui bateria de 4.000 mAh, que tem autonomia de até um dia de acordo com a fabricante.
Características:
- Tela: 6,59 polegadas com resolução Full HD
- Processador: Kirin 710F octa-core
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB
- Câmera(s) traseira(s): 16 MP + 8 MP (ultra-wide) + 2 MP (sensor de profundidade)
- Câmera frontal: 16 MP com motorizada
- Bateria: 4.000 mAh
4º - Huawei nova 5T
O nova 5T foi lançado em 2019, mas só foi trazido pela fabricante para o Brasil em 2020. Ele chegou com o objetivo de ser uma ótima alternativa como custo-benefício para aqueles que buscam um celular com boa ficha técnica e recursos avançados, mas que tenha um valor mais acessível. Possui visual moderno, tela de 6,26 polegadas com bordas finas, resolução Full HD e câmera frontal alocada em um pequeno furo na lateral da tela, para ser bem discreta.
Este aparelho usa o processador Kirin 980, um processador fabricado pela própria Huawei que entrega desempenho de alto nível, conseguindo rodar bem qualquer aplicativo ou jogo do momento. O Huawei nova 5T tem conjunto quádruplo de câmeras, cuja principal tem 48 MP e tecnologia quad-pixel. Além dela, ele tem câmera de 16 MP com lente ultra-wide, sensor com lente para fotos macro e uma última câmera que é dedicada para o efeito de profundidade no modo retrato.
Características:
- Tela: 6,26 polegadas com resolução Full HD
- Processador: Kirin 980 octa-core
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento interno: 128 GB
- Câmera(s) traseira(s): 48 MP + 16 MP (ultra-wide) + 2 MP (macro) + 2 MP (sensor de profundidade)
- Câmera frontal: 32 MP com HDR
- Bateria: 3.750 mAh com carregamento turbo de 22W
5º - Huawei P30 Lite
Quando a Huawei lançou a linha P30, a empresa fez questão de lançar celulares para todos os públicos. O P30 Lite é a versão mais simples dos aparelhos, mas ainda entrega muitos recursos interessantes. Ele utiliza o processador Kirin 710, modelo intermediário que tem um ótimo desempenho em vários aplicativos e jogos. Aqui no Brasil ele é encontrado em sua versão com 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, que pode ser aumentado com a ajuda de um cartão de memória.
Este celular tem conjunto triplo de câmeras, cuja principal conta com 24 MP e foco automático por detecção de fase. Ele também possui uma de 8 MP com lente ultra-wide e outra de apenas 2 MP, que é usada como sensor de profundidade. Sua tela tem 6,15 polegadas, tecnologia IPS e resolução Full HD.
Características:
- Tela: 6,15 polegadas com resolução Full HD
- Processador: Kirin 710 octa-core
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB
- Câmera(s) traseira(s): 24 MP + 8 MP (ultra-wide) + 2 MP (macro)
- Câmera frontal: 24 MP com HDR
- Bateria: 3.330 mAh com carregamento turbo de 18W
6º - Huawei P30
O P30 se aproxima mais da versão que todos conhecem, que é o P30 Pro. Ele possui tela de 6,1 polegadas com resolução Full HD, tecnologia OLED, recurso de HDR10 para deixar as cores ainda mais vívidas e leitor de digitais integrado. Utiliza o processador Kirin 980, que é o mesmo usado na versão mais potente. Ele é vendido aqui no Brasil em sua versão com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
A grande diferença é no conjunto de câmeras, que apesar de terem especificações parecidas, contam com sensores diferentes. A principal tem 40 MP e foco automático a laser, mas não conta com estabilização óptica. Já a secundária tem 8 MP e lente teleobjetiva, mas com zoom óptico de até três vezes, enquanto a última é um sensor ultra-wide de 16 MP. A câmera de selfies é a mesma da versão Pro, e tem 32 MP com recurso de HDR.
Características:
- Tela: 6,1 polegadas com resolução Full HD, HDR10 e leitor de digitais integrado
- Processador: Kirin 980 octa-core
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento interno: 128 GB (expansível)
- Câmera(s) traseira(s): 40 MP + 8 MP (teleobjetiva com zoom óptico de 3x) + 16 MP (ultra-wide) +
- Câmera frontal: 32 MP com HDR
- Bateria: 3.650 mAh com carregamento turbo de 42W
7º - Huawei P30 Pro
Por muito tempo o P30 Pro foi o melhor celular do mundo para fotografia, e mesmo tendo perdido este posto para aparelhos da própria Huawei, ele ainda é uma excelente opção de investimento para quem procura um celular de alto nível. Sua câmera principal tem 40 MP, foco automático e estabilização automática, além de usar inteligência artificial para adaptar as melhores configurações dependendo de qual objeto esteja em cena.
Sua câmera secundária tem 8 MP, estabilização eletrônica e zoom óptico de cinco vezes, que pode chegar a 50 vezes com a tecnologia híbrida. Ele também conta com uma lente ultra-wide de 20 MP e sensor ToF 3D para o efeito de profundidade. O grande destaque desse aparelho é o seu modo noturno, que revolucionou o campo de fotografias com celular.
Além desse conjunto, o Huawei conta com processador Kirin 980, 8 GB de memória RAM e 256 Gb de armazenamento interno, que pode ser expandido.Possui tela de alta qualidade, com 6,47 polegadas, tecnologia OLED, resolução Full HD, HDR10 e leitor de digitais embutido. Sua bateria é de 4.200 mAh, tem carregamento turbo de 40W e carrega até 70% da sua capacidade em apenas 30 minutos.
Características:
- Tela: 6,47 polegadas com resolução Full HD, HDR10 e leitor de digitais integrado
- Processador: Kirin 980 octa-core
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 256 GB (expansível)
- Câmera(s) traseira(s): 40 MP + 8 MP (teleobjetiva com zoom óptico de 5x) + 20 MP (ultra-wide) + ToF 3D (sensor de profundidade)
- Câmera frontal: 32 MP com HDR
- Bateria: 4.200 mAh com carregamento turbo de 40W
- Suporte a carregamento sem fio e carregamento reverso
8º - Huawei Y9s
Este é o aparelho mais potente da linha Y9, e assim como o “Prime”, também traz a câmera retrátil. No entanto, como ele foi lançado no fim de 2019, tem recursos mais avançados, incluindo o seu design que tem acabamento em vidro com laterais de alumínio. Sua tela tem 6,59 polegadas e aproveitamento de 85% do corpo, além de contar com a resolução Full HD.
O destaque do Y9s fica para o conjunto triplo de câmeras, cuja principal tem 48 MP, foco automático por detecção de fase, tecnologia quad-pixel e inteligência artificial, para ajudar o usuário a conseguir as melhores fotos. Ele também possui lente ultra-wide, para imagens com ângulo mais aberto, e um sensor de 2 MP dedicado para o efeito de profundidade. Sua bateria é de 4.000 mAh e tem suporte ao carregamento turbo.
Características:
- Tela: 6,59 polegadas com resolução Full HD
- Processador: Kirin 710F octa-core
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento interno: 128 GB (expansível)
- Câmera(s) traseira(s): 48 MP quad-pixel + 8 MP (ultra-wide) + 2 MP (sensor de profundidade)
- Câmera frontal: 16 MP retrátil
- Bateria: 4.000 mAh com carregamento turbo
9º - Huawei P40 Pro
O P40 Pro é o melhor celular da Huawei e conta com uma ficha técnica de causar inveja nos concorrentes. O ponto forte desse aparelho é o seu conjunto de câmeras, que é um dos melhores do mundo. A câmera principal tem 50 MP, sensor ultra-vision, matriz de filtro de cores RYYB e foco automático octa PD, tudo isso para tirar fotos ricas em detalhes e com muita luz, mesmo nos ambientes mais escuros.
Ele também conta com uma câmera de 12 MP com lente teleobjetiva, com zoom óptico de cinco vezes, podendo chegar a até 50 vezes utilizando a tecnologia híbrida. O sensor ultra-wide deste aparelho tem 40 MP e consegue gravar vídeos com múltiplos recursos, seja com um time lapse em 4K, seja em câmera ultra-lenta. Para finalizar, ele usa um sensor ToF para realizar os efeitos de profundidade em tempo real e com mais precisão.
O Huawei P40 Pro tem tela OLED com 6,58 polegadas e resolução Full HD+, com bordas levemente curvadas e taxa de atualização de 90 Hz, que deixa as imagens ainda mais naturais. Seu processador é o Kirin 990, um dos melhores do mundo e que tem suporte a tecnologia de redes móveis 5G. Este aparelho é vendido aqui no Brasil em sua versão com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão de memória.
Características:
- Tela: 6,58 polegadas com resolução Full HD, 90 Hz e HDR10
- Processador: Kirin 990 octa-core
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 256 GB (expansível)
- Câmera(s) traseira(s): 50 MP + 12 MP (teleobjetiva periscópia) + 40 MP (ultra-wide) + ToF 3D (sensor de profundidade)
- Câmera frontal: 32 MP com HDR com IR ToF 3D
- Bateria: 4.200 mAh com carregamento turbo de 40W
- Suporte a carregamento sem fio e carregamento reverso
- Tem suporte a redes 5G
- Tem proteção IP68
É válido ressaltar que este aparelho não possui aplicativos do Google. Ele usa a loja de aplicativos App Gallery, da própria Huawei.
Conclusões
A Huawei tem aparelhos excelentes, mas muitos deles demoram para chegar oficialmente no Brasil. Com a crise do mercado em 2021, o dólar fica muito alto e acaba não compensando para as lojas importarem diversos modelos, ou mesmo para a empresa aumentar o seu catálogo, já que os smartphones chegarão custando uma fortuna aqui no país.
No entanto, se você está disposto a investir em smartphones da Huawei mesmo com os preços altos, pode ter certeza de que estará adquirindo ótimos aparelhos, que vão oferecer um desempenho excepcional durante muitos anos.