Os 7 melhores celulares para criança em 2024
Em pleno século 21 é normal que as crianças usem celular, seja para diversão ou mesmo para uma comunicação mais rápida e fácil com os pais. Dito isso, muitos adultos se perguntam: qual o melhor celular para crianças? Essa é uma dúvida muito complicada, pois diferente de tablets e outros aparelhos, não temos celulares especificamente feitos para crianças.
O Manual da Compra preparou uma lista com alguns dos melhores celulares para crianças na nossa opinião. Pegamos modelos acessíveis, competentes para tarefas leves, comunicação no WhatsApp e até alguns jogos leves, que são os aplicativos que as crianças mais vão usar.
Confira também a nossa lista dos melhores celulares custo benefício e melhores celulares de 2024
1º - Samsung Galaxy A04e
O primeiro modelo de melhor celular para criança na nossa lista é o Galaxy A04e. Esse é um ótimo celular até 800 reais, ideal para os pequenos realizarem tarefas básicas, como navegar na internet, se comunicarem com os pais via WhatsApp e assistir vídeos no Youtube.
Com o processador Helio P35, esse celular barato da Samsung mostra bom desempenho no uso cotidiano. Não é um chip muito potente e não recomendamos esse celular para jogos pesados, mas em games leves ele dá conta do recado. Ao todo são 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno, um bom espaço para arquivos pessoais e apps. Além disso, ele tem entrada para cartão de memória microSD.
O celular para crianças traz uma tela de 6,5 polegadas, tamanho padrão nos modelos de entrada atualmente. A resolução é HD, por isso a qualidade de imagem é boa, mas não chega a entregar tantos detalhes quanto alguns celulares com resolução Full HD.
O Galaxy A04e traz duas câmeras traseiras. A principal tem 13 MP e foco automático, enquanto a segunda tem 2 MP e é usada como sensor de profundidade no Modo Retrato. Esse não é o celular com as melhores câmeras do momento, mas considerando o uso de crianças, dá sim para os pequenos fazerem uns cliques bonitos.
Para completar, a bateria do aparelho tem 5.000 mAh, e de acordo com a Samsung, dura um dia completo.
Ficha técnica do Galaxy A04e:
- Tela: 6,6 polegadas com resolução HD+
- Processador: Helio P35 octa-core
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB expansível
- Câmeras traseiras: 13 MP + 2 MP (sensor de profundidade)
- Filma em: Full HD
- Câmera frontal: 5 MP
- Bateria: 5.000 mAh
- Redes móveis: 3G e 4G
- Sistema operacional: Android 12
Pontos positivos do Galaxy A04e:
- Possui processador bom para uso no dia a dia
- Tem 64 GB de armazenamento interno
- 4 GB de RAM evita travamentos
- Traz Android 12
- Tem entrada para cartão de memória
Pontos negativos do Galaxy A04e:
- Pode apresentar travamentos em apps pesados
- Tela com resolução apenas HD+
- Sem carregamento turbo
- Conjunto de câmeras é simples
2º - Xiaomi Redmi 12C
Essa é uma indicação da nossa lista de celular de 64GB, mas no momento o modelo de 128GB está mais barato, o que é ótimo, pois você leva o dobro de memória pelo mesmo preço antigo de 64GB. É uma ótima opção de smartphones para crianças, pois é barato, tem bom desempenho e, perante o modelo anterior, traz a câmera de 50MP, um recurso muito legal para os pequenos se aventurarem nas fotos.
Algo que torna esse um dos melhores celulares para crianças atualmente é o processador Helio G85. Esse chip é consideravelmente melhor que o do modelo anterior, capaz de executar com facilidade tarefas básicas do dia a dia e até mesmo suportar alguns jogos mais leves. Vale destacar que além dos 128GB, esse celular também conta com slot para cartão de memória.
Outro ponto positivo deste celular para crianças é o upgrade nas câmeras. Com o sensor de 50MP, os pequenos serão capazes de captar fotos legais no dia a dia ou mesmo em ambientes com baixa iluminação, então mais um ponto positivo para o celular da Xiaomi.
Um aspecto que pode ser positivo ou negativo, a depender da criança, é a tela. Com 6,7 polegadas, ela pode tornar o celular um pouco desconfortável para mãos pequenas. Por outro lado, a experiência de assistir desenhos animados, séries e até filmes é bem legal e a qualidade de imagem é satisfatória.
Para completar, o Redmi 12C traz bateria de 5.000 mAh, cuja autonomia dura um dia completo sem grandes problemas. O celular tem recursos adicionais como GPS, Bluetooth 5.1 e um leitor biométrico na parte traseira, agregando ainda mais valor ao dispositivo.
Ficha técnica do Xiaomi Redmi 12C:
- Tela: 6,7 polegadas com resolução HD
- Processador: Helio G85 octa-core
- Memória RAM: 3 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (expansível)
- Câmeras traseiras: 50 MP + 1 (sensor de profundidade)
- Filma em: Full HD
- Câmera frontal: 5 MP
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo de 10W
- Redes móveis: 3G e 4G
- Sistema operacional: Não informado
Pontos positivos do Xiaomi Redmi 12C:
- É um celular barato
- Processador tem bom desempenho
- 128 GB de armazenamento interno é um ótimo espaço
- Tem câmera de 50 MP
- Traz leitor biométrico
- Bom para quem gosta de telas grandes
- Traz slot para cartão de memória
Pontos negativos do Xiaomi Redmi 12C:
- Pode travar em jogos e apps pesados
- Tela com resolução somente em HD
3º - Motorola Moto G22
Um dos melhores celulares para crianças é o Motorola Moto G22. Apesar de também ter uma ficha técnica simples, bem como outros modelos da lista, ele tem melhorias significativas no conjunto de câmeras, contando com quatro sensores na parte traseira. É uma ótima opção de celular até 1000 reais para presentear os pequenos.
Se as câmeras são o destaque, vamos começar falando delas. O sensor principal tem 50 MP e faz fotos ótimas, ideal para as crianças brincarem de fotógrafas ou mesmo registrarem situações do dia a dia para mostrarem aos pais. Além disso, há uma câmera ultra-wide de 8 MP e outras duas de 2 MP cada (macro e sensor de profundidade).
Além de captar fotos de melhor qualidade, o celular da Motorola também oferece maior versatilidade graças às câmeras ultra-wide e macro. A câmera frontal também é aprimorada, com 16 MP.
O Moto G22 não decepciona no quesito desempenho. Equipado com o processador Helio G37, ele consegue rodar todos os apps que crianças precisam usar no dia a dia, seja jogos leves, aplicativos de aprendizagem, WhatsApp para falar com parentes e navegação na internet. Vale destacar que esse é um celular com 128GB de armazenamento interno, então dá pra baixar vários apps, armazenar milhares de fotos, vídeos e outros arquivos.
Esse celular para crianças traz bateria de 5.000 mAh de capacidade, que de acordo com a Motorola, proporciona pelo menos um dia completo de autonomia em uso regular. Além disso, traz carregador de 12W na caixa. A tela tem resolução HD e 90 Hz de taxa de atualização, proporcionando uma experiência de uso mais fluida.
O principal ponto negativo do Moto G22 é justamente a resolução da tela, que não permite imagens em alta definição. Além disso, mesmo com um processador um pouco mais potente, os usuários podem enfrentar travamentos ao tentar executar aplicativos ou jogos pesados.
Ficha técnica do Moto G22:
- Tela: 6,5 polegadas, HD com 90 Hz
- Processador: Helio G37
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (expansível)
- Câmeras traseiras: 50 MP (principal) + 8 MP (ultra-wide) + 2 MP (Macro) + 2 MP (sensor de profundidade)
- Filma em: Full HD
- Câmera frontal: 8 MP
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo
- Redes móveis: 4G
Pontos positivos do Moto G22:
- É barato e bom para usar no dia a dia
- Tem 128 GB de armazenamento interno e slot para cartão de memória
- Possui quatro câmeras, com sensor principal de 50 MP
- Bateria dura o dia todo e tem carregamento turbo
- Chega com Android 12 de fábrica
Pontos negativos do Moto G22:
- Tela não tem alta resolução
- Pode apresentar travamentos em apps pesados
4º - Samsung Galaxy A14
O Galaxy A14 é um dos melhores celulares para criança devido à qualidade da sua tela. Ele é o primeiro dessa lista a contar com resolução Full HD, o que é ótimo para assistir desenhos, programas educativos, séries animadas, entre outros tipos de conteúdo que precisam de melhor qualidade gráfica. É uma excelente escolha de celular da Samsung para crianças.
Outro ponto para termos colocado o A14 na lista de melhor celular para criança é a bateria com autonomia de 5.000 mAh. Com ela os pequenos podem ficar várias horas usando o aparelho sem se preocuparem com terem que carregar, e quando for o caso, há carregamento turbo de 18W.
O celular barato da Samsung usa o processador Helio G80, ideal para uso no dia a dia e até em alguns jogos leves. Esse aparelho ainda traz 4 GB de memória RAM e tem 128 GB de armazenamento interno, um ótimo espaço para apps e arquivos pessoais. Há também slot para cartão de memória, e o A14 já chega com Android 13 de fábrica.
Outro motivo que coloca o A14 como um dos melhores celulares para crianças é o conjunto triplo de câmeras. A principal tem 50 MP e usa tecnologia Quad-pixel, que junta 4 pixels em 1 para entregar fotos com mais detalhes mesmo em ambientes de baixa iluminação. Além disso, o celular também conta com dois sensores de 2 MP cada, sendo um Macro e o outro um sensor de profundidade.
O Galaxy A14 é um celular bem completo com um preço justo por tudo o que entrega. O ponto negativo é que ele pode apresentar travamentos caso você tente executar jogos ou apps pesados, então não o recomendamos para isso.
Ficha técnica do Galaxy A14:
- Tela: 6,6 polegadas com resolução Full HD+
- Processador: Helio G80 octa-core
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB expansível
- Câmeras traseiras: 50 MP + 2 MP (Macro) MP + 2 MP (sensor de profundidade)
- Filma em: Full HD
- Câmera frontal: 5 MP
- Bateria: 5.000 mAh
- Redes móveis: 3G e 4G
- Sistema operacional: Android 13
Pontos positivos do Galaxy A14:
- Tela tem resolução full HD
- Tem um ótimo desempenho no dia a dia
- Conta com 128 GB de armazenamento interno
- 4 GB de RAM evita travamentos
- Traz Android 13
- Têm câmera de 50 MP
- Bateria com boa autonomia e carregamento turbo
Pontos negativos do Galaxy A14:
- Pode apresentar travamentos em apps pesados
- Tela poderia ter pelo menos 90 Hz de taxa de atualização
5º - Realme C55
Indo para os modelos de smartphones até 1300 reais, temos o Realme C55. Particularmente, consideramos esse o melhor celular para adolescentes atualmente, pensando no longo prazo. O C55 possui uma ficha técnica acima da média, e para uso casual ou em jogos leves, promete durar muito tempo sem travamentos ou lentidão.
Um dos motivos de termos colocado o C55 como um dos melhores celulares para criança é a tela Full HD, ótima para assistir filmes, séries animadas, desenhos, programas educativos. Além disso, os 90 Hz de taxa de atualização proporcionam uma experiência mais confortável de visualização.
O C55 figura entre os melhores celulares chineses do momento. Com o processador G88, ele é capaz de rodar redes sociais, aplicativos educativos, WhatsApp e jogos com excelente desempenho. Além disso, traz 6GB de RAM, uma vantagem perante os modelos anteriores. Também conta com 128GB de armazenamento interno e slot para cartão de memória.
Na parte de câmeras, o Realme C55 também dá um show graças ao sensor principal de 64MP, junto ao secundário de 2MP para efeito de desfoque no modo retrato. Esse celular usa a tecnologia quad-pixel para combinar quatro pixels em um, resultando em imagens de qualidade superior e maior captação de luz. No entanto, é importante destacar que ele não é o melhor celular para selfies do momento, mas faz bons retratos.
Para fechar, o Realme C55 já vem com o Android 13 de fábrica, e deve receber pelo menos a próxima versão do sistema do Google. A bateria de 5.000 mAh promete autonomia de um dia em uso convencional, e o suporte para carregamento turbo também é uma boa vantagem perante os concorrentes anteriores. Ele demora apenas meia hora para carregar metade da bateria!
Ficha técnica do Realme C55:
- Tela: 6,7 polegadas, Full HD com 90 Hz
- Processador: Helio G88
- Memória RAM: 4GB, 6GB ou 8GB
- Armazenamento interno: 128 GB (expansível)
- Câmeras traseiras: 64 MP (Principal) + 2 MP (sensor de profundidade)
- Filma em: 1080p@30/60fps
- Câmera frontal: 8 MP
- Bateria: 5000 mAh, carregamento de 33W (50% em 29 min)
- Redes móveis: 3G e 4G
- Sistema operacional: Android 13, Realme UI 4.0
Pontos positivos do Realme C55:
- É um celular bonito e diferenciado
- Tela traz boa qualidade de imagem e resolução Full HD
- Tem 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno
- Tem câmera de 64 MP que proporciona boas fotos
- Bateria com carregamento turbo
Pontos negativos do Realme C55:
- Não filma em 4K
- Há reclamações da câmera frontal
6º - Xiaomi Redmi Note 12 5G
Esse será o único celular com 5G na nossa lista de indicação de smartphones para crianças. Achamos que elas não precisam de tal tecnologia, porém pensando a longo prazo, é bom ter o recurso, já que mais cidades no Brasil devem aderir às redes móveis mais rápidas. Esse celular também aparece na nossa lista de celular até 1500 reais para comprar em 2023.
O Xiaomi Redmi Note 12 5G se destaca na categoria de celulares custo-benefício devido à sua ótima ficha técnica. Ele impressiona pela tela com qualidade AMOLED, a melhor aqui da lista. Com ela, as imagens entregam cores vibrantes, brilho alto e ótimo contraste de preto. Além disso, o celular traz resolução Full HD e tem 120 HZ de taxa de atualização, recurso que deixa a experiência de uso mais fluida e natural.
É um celular um pouco mais avançado, então talvez seja uma boa para dar para crianças que estejam prestes a entrar na fase de adolescente. Com o processador Snapdragon 4 Gen 1, esse é um ótimo celular para jogar Free Fire, por exemplo, pois tem excelente desempenho. Ele foi lançado em modelos com 4GB ou 6GB de RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento interno.
Na parte de câmeras, o celular da Xiaomi para crianças também dá um show de qualidade. Ele tem um sensor de 48 MP com foco aprimorado e inteligência artificial para melhorar o resultado das fotos. Além dele, há uma câmera ultrawide de 8MP e outra de 2MP usada como sensor de profundidade. O celular é ótimo para fotos, mas só faz gravação de vídeo em Full HD, o que pode ser um ponto negativo para muitos consumidores.
O Redmi Note 12 5G tem bateria de 5.000 mAh, cuja autonomia é de um dia completo mesmo em uso mais intenso. Assim como o anterior, ele traz carregador turbo de 33W, capaz de carregar 50% da bateria em apenas 22 minutos. Vale destacar que esse aparelho também tem certificação IP53, que garante proteção contra respingos d’água.
Ficha técnica do Xiaomi Redmi Note 12:
- Tela: 6.67 polegadas, AMOLED, resolução de 1080 x 2400 pixels e 120 Hz de taxa de atualização
- Processador: Snapdragon 4 Gen 1
- Memória RAM: 4GB, 6GB ou 8GB
- Armazenamento interno: 128GB ou 256GB expansível
- Câmeras traseiras: 48 MP, f/1.8, (Principal) + 8 MP, f/2.2, 120˚ (ultrawide) + 2 MP, f/2.4, (macro)
- Filma em: 1080p@30fps
- Câmera frontal: 13 MP, f/2.5
- Bateria: 5000 mAh, carregamento de 33W (50% em 22 min)
- Redes móveis: 3G, 4G e 5G
- Sistema operacional: Android 12, MIUI 14
Pontos positivos do Xiaomi Redmi Note 12:
- Tela AMOLED proporciona ótima qualidade de imagem
- Processador roda bem apps do dia a dia
- Tem suporte ao 5G
- Possui um bom conjunto de câmeras para fotos
- Tem proteção contra respingos d’água
Pontos negativos do Xiaomi Redmi Note 12:
- Sem gravação de vídeo em 4K
7º - iPhone SE 2022
Esse é o melhor celular para crianças da nossa lista considerando o poder de desempenho e recursos, e também é o mais caro. Pais que já usam dispositivos Apple, querem ter maior controle sobre os aparelhos dos filhos e principalmente, mais segurança, o iPhone SE 2022 é a opção ideal, pois é um dos iPhones mais acessíveis, e em promoções aparece entre os celulares até 2500 reais.
Um dos motivos que torna esse um dos melhores celulares para crianças é o formato compacto, trazendo o visual de modelos antigos da marca. A lateral é achatada e a tela tem apenas 4,7 polegadas. Além disso, o botão na parte frontal ajuda na navegação. O acabamento em vidro e alumínio também é um ponto positivo, bem como a proteção contra água.
Em termos de desempenho, o iPhone SE 2022 não decepciona. Com o processador Apple A15 Bionic, ele consegue rodar qualquer app ou jogo do momento com bom desempenho. O celular é vendido em modelos de 128 GB, 256 GB e 512 GB, mas diferente de todos os Androids citados aqui, não tem entrada para cartão de memória.
No aspecto das câmeras, o iPhone SE de segunda geração traz apenas uma câmera traseira de 12 MP, que possui estabilização óptica e foco dual-pixel. Na parte frontal, a câmera possui 12 MP e HDR automático. Embora seja um conjunto mais simples em comparação com outros modelos da Apple, é o celular com a melhor câmera da nossa lista.
Esse iPhone bom para crianças tem o iOS 15 instalado, e vai receber as próximas versões do sistema da Apple. Ele não é um dos celulares com as melhores baterias, mas tem autonomia para um dia completo de uso, de acordo com a fabricante. Além disso, vale destacar que o iPhone SE 2022 também conta com suporte ao 5G.
No entanto, o preço do aparelho ainda é considerado alto, mesmo sendo um iPhone com bom custo-benefício. Além disso, a falta de entrada para cartão de memória e para fone de ouvido pode ser um problema para muitos, assim como o tamanho reduzido, que pode ser um obstáculo na hora da compra.
Ficha técnica do iPhone SE 2022:
- Tela: 5,4 polegadas, XDR OLED Retina, resolução 1284 x 2778 pixels, Dolby Vision e proteção Gorilla Glass Victus
- Processador: Apple A15 Bionic
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB e 512 GB
- Câmeras traseiras: 12 MP com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização
- Filma em: 4K a 60 FPS
- Câmera frontal: 12 MP com HDR automático
- Bateria: 2438 mAh com suporte a carregadores turbo de 27W
- Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
- Redes móveis: 4G e 5G
- Tem proteção contra água
Pontos positivos do iPhone SE 2022:
- Traz o design antigo para os fãs saudosistas
- Usa o mesmo processador dos iPhones 13
- Tem câmera que filma em 4K
- Possui 5G integrado
- Tem suporte ao carregamento turbo e carregamento sem fio
- Possui acabamento reforçado e proteção contra água
Pontos negativos do iPhone SE 2022:
- Sem entrada para fones de ouvido
- Sem entrada para cartão de memória
- Muito pequeno para alguns usuários
Conclusões
Encontrar o melhor celular para criança não é uma tarefa fácil, e muitas vezes a própria decisão de dar ou não esse aparelho para os pequenos já é algo que leva muito tempo para os pais. No entanto, com um bom controle do que elas fazem nos smartphones, acreditamos que eles podem ser de grande ajuda em vários aspectos.
Se você quer aproveitar para também comprar um modelo novo, confira a nossa lista dos melhores celulares do ano! Também temos uma seleção de celulares para idosos, caso você queira presentear algum parente mais velho com pouco costume de usar smartphones.
Qual a idade ideal para dar um celular para o filho?
Não há um consenso sobre isso, mas especialistas indicam que a idade ideal para dar um celular para crianças é dos 10 anos pra frente, pois a partir daí elas já possuem melhor noção de como usar o aparelho e até mesmo de quais propósitos podem usá-los. No entanto, alguns pais começam a investir em smartphones para crianças apenas dos 13 anos para frente.
Como monitorar o uso do celular da criança?
Se você vai dar um celular de presente para uma criança, recomendamos que busque por aplicativos de controle parental. Na Google Play Store existem vários que permitem você saber tudo o que a criança faz no aparelho, definir tempo de uso e até bloquear certos aplicativos. É uma forma de você sempre ter conhecimento do que ela está fazendo no celular.
Qual o melhor celular para crianças?
O Galaxy A14 é o melhor celular para crianças da nossa lista, pois faz a combinação perfeita de uma boa ficha técnica com preço acessível. Por diversos momentos no ano ele pode ser encontrado custando 1000 reais ou menos, e conta com tela Full HD, bom desempenho, 128GB de armazenamento interno e bateria duradoura!
Qual o melhor celular para adolescentes?
Na nossa opinião o melhor celular para adolescentes é o Realme C55, pois é um modelo que vai durar vários anos. Ele possui processador potente, é bonito, conta com tela de resolução Full HD e vai rodar todos os aplicativos que a criança precisar sem grandes problemas. Se você quer um aparelho bons anos, o C55 é sim uma ótima escolha!
Como escolher o melhor celular para crianças?
- Orçamento disponível: estabeleça um limite de gastos para a compra, pois isso ajudará a escolher um celular dentro das suas possibilidades financeiras.
- Tipo de uso da criança: defina se você quer um celular para ela assistir vídeos, jogar games educativos, usar o WhatsApp para falar com você ou qualquer outro tipo de uso, pois isso vai te guiar na hora de escolher características específicas no celular.
- Qualidade de tela: se a criança vai assistir muitos vídeos, escolha um celular com uma tela de melhor qualidade e, de preferência, com recursos que diminuam a emissão de luz azul.
- Desempenho: pretende usar o celular para redes sociais ou jogos? Pesquise sobre o desempenho do celular e descubra para qual finalidade ele é mais indicado de acordo com o seu processador.
- Armazenamento interno: atualmente, recomendamos celulares com pelo menos 64 GB de armazenamento interno.
- Câmeras: Não são tão importantes para crianças, mas é bom escolher um celular com câmeras razoáveis, para que elas possam brincar de tirar boas fotos.
- Bateria: quanto melhor a bateria, melhor para a criança poder usar sem precisar recarregar, então uma boa bateria é importante em um celular para criança.