Os 7 melhores celulares para criança em 2025
Está buscando o melhor celular para crianças? Então você chegou ao lugar certo! Atualmente muito se fala que as crianças já “nascem conectadas”, o que é a mais pura verdade. Embora os pais tenham que ter um bom controle do uso, ter um celular atualmente é muito importante por questões de comunicação. Mas quais são os melhores celulares para crianças?
Esses pequenos não precisam de modelos muito avançados, e geralmente irão usar para comunicação com familiares, jogos e para assistir vídeos. O Guia dos Periféricos montou uma lista com modelos acessíveis, competentes para tarefas leves, comunicação no WhatsApp e até alguns jogos leves, que são os aplicativos que as crianças mais vão usar.
Confira também a nossa lista dos melhores celulares custo-benefício e melhores celulares de 2025
1º - Motorola Moto G24
O Motorola Moto G24 é uma boa opção de celular para criança que custa barato. Esse modelo é básico, focado em oferecer um bom equilíbrio entre preço e desempenho. Equipado com processador Helio G85 da MediaTek, ele é capaz de rodar jogos e aplicativos de maneira eficiente, embora não seja ideal para multitarefas intensas ou jogos muito pesados.
A tela de 6,6 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz oferece uma navegação fluida, mas o brilho é limitado, o que pode prejudicar o uso em ambientes externos. Com uma bateria de 5.000 mAh, o celular da Motorola garante até 25 horas de autonomia em uso moderado. Ele também conta com carregador de 20W, que recarrega 36% da bateria em 30 minutos.
As câmeras são modestas, com um sensor principal de 50 MP e uma lente macro de 2 MP, proporcionando fotos razoáveis, especialmente em boas condições de iluminação. Para uso de crianças é mais do que o suficiente, apenas para elas tirarem fotos no dia a dia ou se comunicarem com os pais.
Esse modelo não possui suporte para 5G, mas oferece Wi-Fi AC e Bluetooth 5.0, o que garante conectividade estável.
- Veja boas opções de celulares com 5G
Pontos Positivos do Motorola G24:
- Tela de 90 Hz para navegação fluida
- Bateria de 5.000 mAh com boa autonomia
- Conjunto de câmeras de 50 MP com fotos decentes durante o dia
- Preço acessível
Pontos Negativos do Motorola G24:
- Brilho da tela insuficiente em ambientes externos
- Desempenho mediano em jogos pesados
2º - Xiaomi Poco C65
Outra boa opção de celular bom e barato para criança, dessa vez é o C65, da Poco, uma sub-marca da Xiaomi. Esse modelo está equipado com o processador Helio G85 e traz 6 GB de RAM, proporcionando um desempenho aceitável para uso cotidiano, especialmente em multitarefas. Embora seja um bom celular para jogar Free Fire, Roblox e outros jogos leves, ele pode ficar limitado em jogos pesados, como o CoD.
A tela de 6,74 polegadas entrega um tamanho bom para a criança assistir vídeos e jogar, mas não é a mais confortável para se segurar em mãos pequenas. A resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz garantem uma navegação fluida, embora a qualidade sonora seja prejudicada por um sistema de som mono e baixa potência.
Com uma bateria de 5.000 mAh, este celular da Xiaomi oferece até 23 horas de uso moderado, mas o carregador de 10W incluso demora cerca de 2 horas e 40 minutos para recarregar completamente. O conjunto de câmeras inclui um sensor principal de 50 MP, que oferece fotos razoáveis em boas condições de luz, mas as fotos noturnas e o zoom digital têm limitações de qualidade.
Esse modelo é uma boa opção para quem busca o melhor celular para criança com foco em navegação e uso de apps básicos, mas não é ideal para quem precisa de desempenho avançado.
Pontos Positivos do Poco C65:
- Tela de 90 Hz com bom tamanho
- Bom desempenho em multitarefas
- Bateria com boa duração
- Fotos decentes em ambientes iluminados
- Custa barato
Pontos Negativos do Poco C65:
- Aparelho pode ser um pouco grande para mãos pequenas
- Carregamento lento com o carregador de 10W
- Desempenho limitado para jogos pesados
3º - Samsung Galaxy A15
O Samsung Galaxy A15 5G é uma excelente escolha de celular para crianças, principalmente se você mora em uma cidade que tem redes 5G. Ele traz suporte a essas redes e garante que seu filho(a) sempre tenha internet de alta velocidade para conversar com você, se precisar.
Equipado com tela Super AMOLED de 6,5 polegadas e resolução Full HD+, oferece ótima qualidade de imagem, ideal para assistir vídeos e jogar. O desempenho é bacana para uso no dia a dia e jogos leves, o que também é o suficiente para uso de crianças.
O celular da Samsung traz uma bateria de 5.000 mAh que garante cerca de 23 horas de uso, mas o carregamento com o adaptador de 15W é lento, levando até 2 horas para uma carga completa.
O conjunto de câmeras inclui uma lente principal de 50 MP, ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP, oferecendo fotos de qualidade razoável para a categoria. No entanto, para o uso de crianças é mais do que o suficiente, pois vão conseguir tirar fotos do dia ou, se precisar, fazer registros de onde estão para enviar aos pais.
- Confira quais são os melhores celulares com 12GB de armazenamento
Pontos Positivos do Galaxy A15:
- Tela Super AMOLED de alta qualidade
- Bateria de longa duração
- Conectividade 5G
- Câmera versátil com lente ultrawide
- Bom desempenho em apps e jogos leves
Pontos Negativos do Galaxy A15:
- Carregamento lento com adaptador de 15W
- Desempenho básico para multitarefas intensas
4º - Xiaomi Redmi Note 13
Se você está buscando um celular para criança que seja um pouco mais potente, mas ainda mantenha um bom preço, uma boa escolha é o Redmi Note 13 4G! A tela do Redmi Note 13 tem tecnologia AMOLED, por isso entrega imagens com cores vívidas e brilho alto, sendo ideal para crianças jogarem e assistirem vídeos. Os 120 Hz de taxa de atualização deixam as imagens mais suaves e confortáveis aos olhos.
Esse modelo está equipado com o processador Snapdragon 685, capaz de rodar tarefas do dia a dia e jogos com facilidade! Além disso, ele pode ser encontrado em versões com até 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno em preços bem atrativos. Ele vem com MIUI 14 e promete atualizações de até cinco anos.
A câmera principal de 108 MP captura boas fotos em condições diurnas, mas as selfies e fotos noturnas podem ser menos nítidas. No entanto, consideramos que o resultado é mais do que o suficiente para o uso de crianças, que vão conseguir fazer bons registros no dia a dia.
Com bateria de 5.000 mAh e carregador de 33W, o aparelho oferece uma autonomia de até 30 horas de uso moderado, e recarrega 50% em apenas 30 minutos.
Pontos Positivos do Redmi Note 13:
- Tela AMOLED com 120 Hz e ótimo brilho
- Bateria com boa duração e carregamento rápido
- Câmera principal de 108 MP com bom desempenho em fotos diurnas
- Design moderno e compacto
Pontos Negativos do Redmi Note 13:
- Fotos noturnas e selfies com qualidade limitada
- Não tem 5G
5º - Realme 12X
O Realme 12X 5G é uma excelente escolha de celular para crianças, principalmente se você morar em um local com 5G. Equipado com o processador MediaTek Dimensity 6100+, esse celular consegue rodar apps do dia a dia e jogos sem grandes problemas de desempenho, sendo ideal para crianças jogarem, se comunicarem com os pais, usarem aplicativos de estudo, entre outros.
Ele tem uma tela LCD Full HD+ de 6,72 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, por isso oferece uma excelente qualidade de imagem para jogar e assistir vídeos. O tamanho do celular pode não ser muito confortável para mãos pequenas, então é um ponto a se considerar na hora de comprá-lo para crianças.
O conjunto de câmeras do Realme 12X 5G é modesto, com uma câmera principal de 50 MP e um sensor secundário de 2 MP, além de uma câmera frontal de 8 MP. A qualidade das fotos é aceitável durante o dia, mas a câmera sofre em ambientes com pouca luz, onde o nível de ruído nas imagens aumenta significativamente. No entanto, consideramos que a qualidade é bem satisfatória para o uso de crianças.
Sua bateria de 5.000 mAh garante uma ótima autonomia, com carregamento rápido de 45W completando a carga em cerca de 50 minutos. Para quem busca o melhor celular para criança jogar, usar no dia a dia e etc,o Realme 12X 5G oferece desempenho equilibrado com ótimo custo-benefício.
- O Realme 12X é um dos melhores celulares chineses de 2025!
Pontos Positivos do Realme 12X:
- Processador eficiente com suporte para 5G
- Bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 45W
- Tela de 120 Hz para uma navegação fluida
Pontos Negativos do Realme 12X:
- Concorrentes já trazem tela AMOLED
- Tamanho pode não ser muito confortável para crianças
6º - Samsung Galaxy A55
O Galaxy A55 é um dos melhores celulares custo-benefício do mercado, e também o indicamos como uma boa opção de celular para crianças acima dos 12 anos já, que possam querer um aparelho um pouquinho melhor para fotos, por exemplo.
O Samsung Galaxy A55 se destaca pelo design sofisticado, similar a alguns dos melhores celulares da Samsung, como o Galaxy S24, com laterais de alumínio e certificação IP67 para resistência à água e poeira.
Equipado com uma tela Super AMOLED de 6,6 polegadas com 120 Hz e suporte a HDR10+, ele oferece uma ótima qualidade visual e excelente desempenho em ambientes externos, devido ao brilho elevado. É um celular para crianças e adolescentes assistirem vídeos, jogarem, navegarem nas redes sociais, estudarem, entre outros tipos de uso.
O aparelho vem com o novo processador Exynos 1480, que garante fluidez no uso diário, incluindo multitarefas. Ele está disponível em versões com 6Gb e 8GB de RAM, bem como até 256GB de armazenamento interno.
A câmera principal de 50 MP é um dos pontos fortes do Galaxy A55, especialmente em fotos noturnas, com imagens que se destacam pela clareza e cores vibrantes. A câmera frontal de 32 MP também impressiona com selfies de alta qualidade.
No quesito bateria, o modelo possui uma capacidade de 5.000 mAh, oferecendo até 24 horas de uso, porém o carregador incluso de 15 W é inferior à capacidade suportada de 25 W, o que resulta em um tempo de recarga de quase duas horas.
O Galaxy A55 é uma excelente escolha para quem procura um dos melhores celulares para criança ou para uso cotidiano, graças ao seu equilíbrio entre desempenho, qualidade de câmera e durabilidade.
- Confira a nossa lista dos melhores celulares para jogos!
Pontos Positivos do Galaxy A55:
- Design premium com proteção IP67
- Câmera principal de 50 MP com ótimo modo noturno
- Tela Super AMOLED de alta qualidade com 120 Hz
- Processador mostra um ótimo desempenho no dia a dia e nos jogos.
Pontos Negativos do Galaxy A55:
- Carregador de 15 W, abaixo da capacidade suportada
- É um pouco mais caro que os modelos anteriores.
7º - iPhone 13
Se todo mundo da família já usa iPhone e você quer dar um iPhone para o seu filho(a), uma boa alternativa é o iPhone 13. Esse aparelho traz o processador A15 Bionic, que embora não seja o mais recente da Apple, ainda roda qualquer jogo ou app com bom desempenho. O celular está disponível em versões de 128Gb, 256GB e 512GB, mas provavelmente o modelo mais “básico” já seja o suficiente para crianças.
A tela de 6,1 polegadas tem um tamanho confortável para mãos pequenas, traz excelente qualidade de imagem e brilho alto. O celular tem acabamento reforçado, com traseira de vidro e lateral de alumínio, além de contar com proteção completa contra água, o que é um ponto positivo, já que sabemos que crianças e adolescentes nem sempre são os mais cuidadosos.
A câmera principal de 12 M ainda impressiona, capturando fotos nítidas e vídeos com o novo Modo Cinema, que cria um efeito de fundo desfocado semelhante ao modo retrato. A câmera de selfies também é excelente, tanto para fotos e vídeos, quanto para vídeo-chamadas, então sempre que você precisar falar com o seu filho, ele terá câmeras boas para isso.
Com uma bateria de 3.240 mAh, o iPhone 13 oferece boa autonomia, superando facilmente um dia de uso moderado. Para quem busca um celular para criança confiável, com ótimas câmeras e desempenho robusto, o iPhone 13 é uma escolha sólida.
- O iPhone 13 é um dos celulares com as melhores câmeras do ano!
Pontos Positivos do iPhone 13:
- Processador A15 Bionic ainda tem excelente desempenho
- Conjunto duplo de câmeras traseiras e câmera frontal fazem excelentes fotos e vídeos
- Possui um tamanho confortável e acabamento reforçado
- Traz proteção contra água
- Tem recursos avançados, como desbloqueio facial e 5G
Pontos Negativos do iPhone 13:
- Carregamento poderia ser mais rápido
- É um celular caro para uma criança
Conclusões
Encontrar o melhor celular para criança não é uma tarefa fácil, e muitas vezes a própria decisão de dar ou não esse aparelho para os pequenos já é algo que leva muito tempo para os pais. No entanto, com um bom controle do que elas fazem nos smartphones, acreditamos que eles podem ser de grande ajuda em vários aspectos.
Se você quer aproveitar para também comprar um modelo novo, confira a nossa lista dos melhores celulares do ano! Também temos uma seleção de celulares para idosos, caso você queira presentear algum parente mais velho com pouco costume de usar smartphones.