Guia dos Periféricos

Qual o melhor Kindle? Testamos todos os e-readers da Amazon

Você está na busca de qual melhor Kindle para comprar atualmente? O E-Reader da Amazon é o mais famoso do segmento e tem sido a nova preferência dos leitores, que podem armazenar milhares de livros em um único dispositivo. O Manual da Compra testou os principais Kindles da Amazon e vai te mostrar qual o melhor modelo de acordo com as suas necessidades!

Qual a vantagem do Kindle sob os livros?

A principal vantagem do Kindle sobre os livros físicos é a portabilidade, permitindo que você carregue uma biblioteca inteira em um dispositivo leve e compacto. Além disso, oferece recursos como ajuste de fonte e iluminação, facilitando a leitura em diferentes condições de luz e para pessoas com dificuldades visuais. A bateria de longa duração e a compra instantânea de livros online tornam o e-reader ainda mais prático!

Qual o melhor Kindle para comprar?

O melhor Kindle da Amazon é o Kindle Oasis. Esse modelo tem estrutura metálica, botões físicos para facilitar na hora de passar as páginas e 32GB de armazenamento interno. Além disso, também tem a maior tela da linha, alta resolução e conta com uma bateria que dura até seis semanas!

Modelo básico de Kindle

Melhor Preço

Nova geração com USB-C

Melhor Preço

Maior qualidade de imagem

Melhor Preço

Tem carregamento sem fio

Melhor Preço

Melhor Kindle da Amazon

Melhor Preço

1º - Kindle 10ª Geração

Kindle 10ª Geração

Um dos Kindles testados aqui no Manual da Compra é o Kindle 10ª Geração, que também abre a nossa lista dos melhores Kindles para comprar no Brasil, sendo uma ótima escolha para quem busca um modelo mais barato para uso casual.

Este modelo se destaca pela iluminação embutida de 4 LEDs, que proporciona conforto para leitura noturna, mantendo as características clássicas dos Kindles, como bateria de longa duração, leveza, e uma tela de alta qualidade.

A tela de 6 polegadas com resolução de 167 ppi oferece uma leitura confortável, com ajustes de tamanho de letra, fonte, orientação, margens e espaçamento. A tecnologia E-Ink utilizada na tela proporciona uma experiência de leitura semelhante ao do papel, reduzindo o cansaço visual e contribuindo para a longa duração da bateria. Além disso, a tela antirreflexo torna a leitura boa até mesmo sob luz solar direta​

O design do Kindle 10ª Geração é fino, discreto e leve, pesando cerca de 164 gramas, o que facilita a leitura por longos períodos sem cansaço. Entretanto, sua construção em plástico pode dar a impressão de fragilidade, e ele não possui proteção contra água. Um detalhe a considerar é que o acabamento fosco pode acumular marcas de dedos e desgastes superficiais, por isso sugerimos o uso de uma capa protetora para maior durabilidade.

A bateria deste Kindle tem até seis semanas de uso com uma única recarga, sob condições específicas de uso. A autonomia da bateria pode variar, especialmente dependendo da intensidade de uso dos recursos de tela e Wi-Fi. O tempo de carregamento completo é de aproximadamente 4 horas via USB, e menos de 3 horas com um carregador.

O sistema do Kindle 10ª Geração é intuitivo e flui bem, apesar de ter uma velocidade de resposta um pouco mais lenta comparada a dispositivos como celulares e tablets, devido à tecnologia E-Ink. Se é a primeira vez que você tem um Kindle, terá uma sensação um pouco estranha, mas com o tempo se acostuma.

O dispositivo suporta uma variedade de formatos de arquivo e oferece 6 GB de armazenamento utilizável. As configurações incluem opções de personalização, ajustes de leitura, e recursos de acessibilidade, como o VoiceView para feedback falado. O dispositivo também possui controle parental e capacidade de sincronizar leituras entre diferentes dispositivos.

Em resumo, o Kindle 10ª Geração é uma ótima opção para quem procura um Kindle bom e barato, com bateria de longa duração, tela confortável para os olhos e suporte a uma ampla gama de formatos de arquivo​.

Pontos positivos do Kindle 10ª Geração:

  • Texto personalizável
  • Bateria duradoura
  • Tela antirreflexo
  • Suporta arquivos variados
  • Não cansa a vista

Pontos negativos do Kindle 10ª Geração:

  • Não é à prova d’água
  • Construção em plástico parece frágil
  • Pequeno delay para os comandos em touch pode incomodar algumas pessoas
Melhor PreçoReview Completo

2º - Kindle 11ª Geração

Kindle 11ª Geração

O último modelo lançado pela Amazon é o Kindle 11ª Geração, sendo o único que ainda não tivemos a oportunidade de testar. As principais mudanças para o modelo anterior é a resolução maior da tela, armazenamento interno com maior capacidade e o uso do USB-C, que é mais moderno. Ah, não podemos esquecer, esse Kindle também está mais leve!

A tela de alta resolução de 300 ppi é um ponto alto, oferecendo textos e imagens incrivelmente nítidos. A tecnologia antirreflexo simula a sensação de ler em papel, mesmo sob luz solar direta, enquanto a iluminação embutida ajustável e o novo modo noturno garantem conforto visual em qualquer ambiente.

A bateria de longa duração, que pode durar até seis semanas com uma única carga. Embora a Amazon também prometa 6 semanas com a geração anterior, testes mostram que o Kindle de 11ª Geração dura mais em configurações semelhantes. Além disso, o carregamento agora é feito via USB-C, o que o torna mais rápido e moderno.

A mudança para 16GB de armazenamento interno é excelente, pois proporciona aos usuários armazenarem ainda mais livros. A conexão wifi suporta redes de 2,4 GHz e 5,0 GHz, assegurando que os usuários possam baixar livros e acessar conteúdos online com facilidade.

Além disso, esse modelo é mais leve, pesando 158 gramas contra 174 do Kindle que a geração anterior. Essa redução é importante na ergonomia e leitura no dia a dia, mas não deve ser um grande fator de decisão de compra.

Se o Kindle 11ª Geração estiver com preço próximo ao de 10ª Geração, recomendamos escolher o mais novo, mas caso a diferença seja grande, o anterior ainda serve perfeitamente, tanto que ainda é vendido pela Amazon.

Pontos positivos do Kindle 11ª Geração:

  • Ainda mais leve que o modelo anterior
  • Tem USB-C e bateria mais duradoura
  • É leve
  • Traz 16GB de armazenamento interno
  • Suporta diversos formatos de arquivo
  • Possui tela com resolução anterior à geração anterior

Pontos negativos do Kindle 11ª Geração:

  • Sem proteção contra água
  • Apenas 4 LEDs de iluminação
Melhor Preço

3º - Kindle Paperwhite 2021

Kindle Paperwhite 2021

O Kindle Paperwhite é uma boa opção de Kindle para aqueles que buscam um pouco mais de funcionalidades, porém sem extrapolar no preço. Comparado com os modelos mais básicos, ele oferece uma tela de alta resolução de 300 ppi, modo noturno, design resistente à água, e opções de armazenamento de 8 GB ou 32 GB.

O Paperwhite apresenta um design fino e elegante, com acabamento frontal liso e parte traseira emborrachada, oferecendo uma boa aderência e um pouco mais de resistência em comparação com acabamentos inteiramente plásticos, como é o caso do modelo anterior. No entanto, notamos que esse acabamento emborrachado parece desgastar mais fácil que os de plástico.

O fato de ele ser um modelo compacto e leve (182 gramas) facilita muito o manuseio, e em nossos testes conseguimos usá-lo com uma mão só sem problemas. Além disso, sua classificação IPX8 de impermeabilidade permite o uso seguro perto de piscinas ou na cozinha, sem preocupação com respingos de água​. É um bom Kindle para você levar em viagens de férias, por exemplo.

A tela de 6 polegadas com resolução de 300 ppi proporciona uma leitura nítida e clara, com personalizações disponíveis no tamanho e estilo da fonte, orientação e espaçamento. O modo noturno é um ótimo recurso, permitindo uma leitura confortável em ambientes com pouca luz e reduzindo o cansaço visual. A tecnologia E-Ink contribui para uma experiência de leitura que imita o papel, ideal para leituras prolongadas sem causar desconforto.

Outro ponto que gostamos bastante é a duração da bateria, que chega a seis semanas com uma leitura de meia hora por dia, Wi-Fi desligado e iluminação no nível 13. O tempo de carregamento total varia entre 3 a 4 horas, dependendo do método de carregamento utilizado.

O Kindle Paperwhite possui um sistema operacional que, embora menos potente que o de dispositivos como smartphones e tablets, é considerado fluido e eficiente. A tecnologia E-Ink resulta em uma ligeira lentidão na mudança de telas, o que pode causar estranhamento inicial em novos usuários. O dispositivo oferece várias configurações avançadas, incluindo personalização da leitura, opções de acessibilidade, e uma interface de usuário intuitiva para gerenciamento de e-books e documentos.

Em resumo, o Kindle Paperwhite é um dos melhores Kindles do mercado é altamente recomendado pelo seu excelente custo-benefício, sendo uma escolha ideal para uma ampla gama de leitores​.

Pontos positivos do Kindle Paperwhite:

  • Texto personalizável
  • Bateria duradoura
  • Modo noturno
  • Não cansa a vista
  • Suporta arquivos variados
  • Tem proteção contra água

Pontos negativos do Kindle Paperwhite:

  • Pequeno delay para os comandos em touch pode incomodar algumas pessoas
  • Leitor de tela VoiceView apenas em inglês
  • Acabamento emborrachado desgasta fácil
Melhor PreçoReview Completo

4º - Kindle Paperwhite Signature Edition

Kindle Paperwhite Signature Edition

Outro Kindle que testamos e recomendamos é o Paperwhite Signature Edition, que inclusive está em um preço bem legal na sua versão de 32GB. Esse modelo é mais rápido que os anteriores, e a Amazon promete uma troca de páginas até 20% mais rápida, além de uma bateria que dura até 10 semanas! Outras características exclusivas incluem o suporte ao carregamento sem fio, sensor de luz adaptável e 32 GB de armazenamento.

O sistema do Kindle Paperwhite Signature Edition é mais rápido na troca de páginas em comparação com modelos anteriores, e isso é algo que sentimos durante o uso. Não espere nada na velocidade da luz, mas dá pra perceber a diferença dele para o Paperwhite convencional ou mesmo o Kindle de 10° geração.

O Kindle da Amazon traz um design mais elegante e tem bordas mais finas. A traseira emborrachada oferece conforto e uma melhor aderência, embora seja suscetível a marcas e desgastes. O Kindle Paperwhite Signature é resistente à água (classificação IPX8), permitindo o uso em vários ambientes, como praias ou piscinas, sem o risco de danos por água​.

Algo que chama atenção neste modelo é sua tela de 6,8 polegadas com 300 ppi e iluminação embutida de 17 LEDs, conjunto de fatores que proporcionam uma experiência de leitura nítida e definida. Ajustes na temperatura da luz, com opções de tom frio ou quente, e um sensor de luz adaptável melhoram ainda mais a experiência de leitura, enquanto a tecnologia E-Ink simula a sensação de ler em papel​. Foi um dos melhores Kindles que testamos neste aspecto, então se você é mais exigente, o PaperWhite Signature é uma ótima escolha!

A bateria deste modelo é projetada para durar até 10 semanas, com variações dependendo do uso. Nossos testes mostram que a bateria cai cerca de 1% a 3% por hora de leitura, dependendo da ativação do Wi-Fi e do nível de brilho. Além disso, o dispositivo suporta carregador sem fio Qi, levando menos de 3,5 horas para uma recarga completa, além da opção de carregamento via cabo USB-C.

O dispositivo oferece uma variedade de configurações, incluindo o modo noturno, ajustes de brilho e temperatura de luz, além de opções avançadas como controle dos pais e personalização de leitura. Apesar de apresentar poucas melhorias em relação à versão anterior do Paperwhite, as novidades como o carregamento sem fio e o sensor de luz adaptável podem justificar o custo adicional para alguns usuários.

Pontos positivos do Kindle Paperwhite Signature Edition:

  • Carregamento sem fio
  • Bateria duradoura
  • Modo noturno
  • Temperatura de luz ajustável
  • Suporta arquivos variados
  • À prova d'água
  • Sistema 20% mais veloz que os anteriores

Pontos negativos do Kindle Paperwhite Signature Edition:

  • Leitor de tela VoiceView apenas em inglês
  • Acabamento emborrachado desgasta fácil
  • Poucas melhorias perante o Paperwhite de 11° geração
Melhor PreçoReview Completo

5º - Kindle Oasis

Kindle Oasis

O melhor Kindle da Amazon atualmente é o Kindle Oasis, que traz algumas particularidades interessantes para justificar o seu preço mais alto. Ele se diferencia dos outros modelos principalmente pelo seu acabamento em metal e botões físicos para virar as páginas, proporcionando uma experiência de leitura aprimorada.

O Kindle Oasis traz design ergonômico e acabamento metálico, sendo o que mais passou segurança de durabilidade nos nossos testes.  Ele é o único Kindle com botões físicos para avançar e retroceder páginas, o que ajuda a manter a tela livre de marcas de dedos.

Além disso, o dispositivo é à prova d'água (classificação IPX8), tornando-o adequado para leitura em diversos ambientes, incluindo na praia ou na piscina. Com um peso de aproximadamente 188 gramas, o Oasis é leve e fácil de manusear​ com uma mão só, outro ponto positivo na leitura.

Outro ponto a ser considerado é que o Oasis possui a maior tela entre todos os Kindles, com 7 polegadas e resolução de 300 ppi, oferecendo imagens nítidas e definidas. Ideal para a leitura de documentos com muitas figuras ou histórias em quadrinhos, o dispositivo possui 25 LEDs para iluminação, o maior número entre os Kindles. Também apresenta ajuste de temperatura da luz, oferecendo maior conforto visual em diferentes condições de iluminação​.

O sistema do Kindle Oasis é rápido na troca de páginas, proporcionando uma experiência de leitura fluida e agradável. O dispositivo oferece diversas configurações, incluindo modo noturno, ajuste de brilho e temperatura da luz, e personalização de texto. Além disso, o Oasis suporta uma variedade de formatos de arquivo e possui controles parentais, tornando-o uma escolha versátil para diversos tipos de usuários.

Apesar de ser o melhor Kindle da Amazon, o Oasis não é o que tem a bateria mais duradoura, mas ainda conta com uma autonomia muito boa! Ele é projetado para durar até seis semanas com uma única recarga, dependendo do uso. Além disso, o tempo de carregamento completo da bateria é de menos de três horas, quando conectado a um computador via cabo USB​.

No entanto, há alguns pontos negativos. Sendo o Kindle mais caro da Amazon, esperávamos que ele também tivesse carregamento sem fio, o que não é o caso. Além disso, ele traz microUSB, o que é inconveniente atualmente. O Oasis ainda é uma excelente escolha de compra, mas tinha potencial para ser bem melhor do que é.

Pontos positivos do Kindle Oasis 32GB:

  • Tem botões para passar as páginas
  • Possui design ergonômico e acabamento metálico
  • Bateria é duradoura
  • Tem temperatura de luz ajustável
  • Resolução da tela é excelente
  • É vendido em modelos de 8 GB e 32 GB
  • É o Kindle com maior número de LEDs para iluminação
  • À prova d'água

Pontos negativos do Kindle Oasis 32GB:

  • Leitor de tela VoiceView apenas em inglês
  • É caro para uma versão de 8 GB
  • Talvez a diferença de preço não justifique os recursos adicionais
  • Sem carregamento sem fio
Melhor PreçoReview Completo

Conclusões

Investir em um Kindle não significa parar de comprar livros, mas não dá para negar que esses aparelhos são muito práticos para quem adora ler. Acima, listamos todos os modelos disponíveis da Amazon, e a medida que forem lançando novos, atualizaremos a lista.

Se você já está decidido a comprar um Kindle, existem alguns acessórios que podem melhorar a usabilidade do e-reader da Amazon, ou mesmo dar mais segurança. Veja as nossas indicações de acessórios para o Kindle: