Guia dos Periféricos

Melhores Mesas Digitalizadoras de 2024: Do básico ao profissional!

Está buscando pela melhor mesa digitalizadora do mercado? Um modelo com bom custo-benéfico? Então você chegou ao lugar certo! Elas são essenciais para desenhistas, designers, arquitetos, entre outras áreas. Chega de ficar usando o mouse para essas tarefas e ganhe mais produtividade no seu trabalho.

O Manual da Compra preparou uma seleção com as melhores opções vendidas no Brasil, buscando atender tanto quem está começando, quanto aqueles que buscam modelos profissionais.

Modelo mais barato da Wacom

Melhor Preço

Baratinha e com teclas de atalho

Melhor Preço

Tem 10 botões customizáveis

Melhor Preço

Compatível com smartphones Android

Mesa com bom custo-benefício

Melhor Preço

Modelo da Wacom compatível com Android

Melhor Preço

Tem touchpad

Melhor Preço

Possui 4 botões personalizáveis

Modelo de mesa com tela

Melhor Preço

A melhor mesa digitalizadora da lista

Melhor Preço

1º - Wacom One CTL472

Wacom One CTL472

A Wacom One é uma mesa digital que se destaca no mercado de mesas digitalizadoras baratas. Projetada para oferecer uma experiência criativa, ela atende tanto alunos de arte quanto profissionais de criação.

A mesa possui uma área digital versátil, com tamanho compacto que economiza espaço na mesa, mas ainda oferece espaço suficiente para trabalhos criativos.Sua área ativa é de 152.0 x 95.0 mm.

A caneta, sensível à pressão com 2048 níveis, proporciona variações sutis no traço, essenciais para desenhos e edição de fotos. Um diferencial é que a caneta não necessita de baterias, o que a torna leve e equilibrada.O design ergonômico da caneta oferece uma sensação de desenho semelhante ao papel.

Essa mesa digital com conexão via USB garante estabilidade durante o uso. Em termos de compatibilidade, a mesa digital é versátil, funcionando bem com Windows, MacOS e Chromebook. A combinação de cores preta e vermelha dá um toque distinto ao produto.

Em resumo, a One by Wacom é uma opção de mesa digitalizadora barata a ser considerada entre as melhores mesas digitalizadoras baratas. O ponto negativo da mesa da Wacom é a falta de botões de atalho, algo que pode facilitar o uso e já acostumar os desenhistas amadores a usar tal recurso.

Pontos positivos da Wacom One CTL472:

  • Tela compacta com espaço suficiente para criação.
  • Caneta com 2048 níveis de sensibilidade à pressão.
  • Caneta sem bateria, tornando-a leve e equilibrada.
  • Conexão USB estável e confiável.
  • Compatível com Windows, MacOS e Chromebook.
  • Design ergonômico da caneta para sensação natural ao desenhar.

Pontos negativos da Wacom One CTL472:

  • Não há teclas de atalho, limitando a funcionalidade.
  • Sem recurso multitoque
Melhor Preço

2º - Wacom CTL4100 Intuos Creative

Wacom CTL4100 Intuos Creative

A Wacom Intuos CTL4100 é uma mesa digital que se destaca no segmento de entrada da marca, oferecendo uma combinação de qualidade e preço acessível. Ela oferece uma série de recursos que facilitam e aprimoram o processo criativo. Com dimensões compactas, a mesa possui uma área ativa de 152 x 95 mm, proporcionando espaço suficiente para trabalhos detalhados.

Essa mesa digitalizadora barata  conta com quatro ExpressKeys personalizáveis, que podem ser configuradas para atalhos específicos, otimizando o fluxo de trabalho. É um ponto positivo, principalmente comparando ao modelo anterior da Wacom.

A Wacom Intuos CTL4100 não possui recursos multitoque, o que significa que a interação é feita exclusivamente através da caneta. Esta caneta, por sua vez, é leve, confortável e não requer bateria, o que é um diferencial importante. Ela possui 4096 níveis de pressão e garante precisão nos traços.

A mesa digital da Wacom é compatível com uma variedade de sistemas operacionais, incluindo Windows, MacOS, Chrome OS e até mesmo Android. Além disso, a conexão é feita via um cabo USB, embora uma porta USB Tipo C fosse uma adição bem-vinda para compatibilidade com dispositivos mais recentes.

Essa é uma ótima escolha de mesa de desenho digital, principalmente para quem está começando. Reviews mostra que a usabilidade é boa, a caneta tem boa precisão e os atalhos ajudam no uso do dia a dia. O ponto negativo é a falta de um recurso multitoque, mas considerando que essa é uma mesa digital barata, já é esperado.

Pontos positivos da Wacom Intuos CTL4100:

  • Área ativa confortável para uso intensivo.
  • Caneta com 4096 níveis de sensibilidade à pressão.
  • Caneta sem bateria, leve e confortável.
  • Quatro ExpressKeys personalizáveis.
  • Compatibilidade com diversos sistemas operacionais.
  • Preço acessível para os recursos oferecidos.

Pontos negativos da Wacom Intuos CTL4100:

  • Falta de recursos multitoque.
  • Área interativa pode ser considerada pequena para alguns profissionais.
Melhor Preço

3º - Multilaser MX002

Multilaser MX002

A Mesa Digitalizadora Multilaser MX002 é outra opção entre as melhores mesas digitalizadoras, sendo uma opção que busca aliar funcionalidade e custo-benefício. Com uma tela de 10 polegadas, ela oferece um espaço de desenho bacana para quem está começando no mundo do desenho digital e também para quem tem um nível um pouco maior e busca um produto mais acessível.

Com 10 polegadas de área ativa, a mesa de desenho digital da Multilaser se destaca pelos 10 botões de atalhos, que podem ser personalizados para diferentes funções, e a resolução de 5080 DPI mantém uma boa riqueza de detalhes, junto aos 223 DPS de velocidade de leitura para maior precisão.

A caneta que acompanha a mesa digital é um diferencial, possibilitando esboços, pinturas e ilustrações com uma resposta instantânea, sem a necessidade de bateria, fio ou pilhas. Ela é fina, leve e tem 8192 níveis de pressão, garantindo uma resposta precisa aos movimentos.

A mesa é compatível com sistemas operacionais como Windows 7 ou superior e macOS 10.12 ou superior, ampliando sua versatilidade. No entanto, vale um ponto de atenção, pois as funções de personalização dos botões estão disponíveis apenas no sistema Windows.

A mesa digital da Multilaser também tem boa usabilidade graças à base antiderrapante, que garante estabilidade ao aparelho enquanto você desenha. Ela chega com cabo trançado do tipo USB para conexão no computador.

Pontos positivos da Mesa Digitalizadora Criativa 10" Plus Multilaser MX002:

  • Tela de 10 polegadas, oferecendo espaço adequado para criação.
  • Caneta digital com 8192 níveis de pressão e resposta instantânea.
  • Personalização dos botões da mesa e da caneta.
  • Design ultrafino e leve.
  • Preço competitivo, sendo uma opção de mesa digitalizadora barata considerando seus recursos.

Pontos negativos da Mesa Digitalizadora Criativa 10" Plus Multilaser MX002:

  • Alguns usuários mencionam problema de interface
  • Não é mencionado a compatibilidade com recurso multitoque
Melhor Preço

4º - HUION HS611

HUION HS611

A HUION HS611 é uma mesa digitalizadora que se destaca por sua combinação inovadora de teclas multimídia e funcionalidades de desenho. É a primeira mesa digital do mercado equipada com 8 teclas multimídia, permitindo ajuste de volume, troca de músicas, reprodução e pausa, entre outras funções.

Além disso, a mesa de desenho digital é compatível com Android 9, o que significa que você também pode usá-la com smartphones. No entanto, não encontramos informações de compatibilidade com os iPhones. A conexão é facilitada por uma porta USB-C reversível, e a mesa é compatível com Windows 7, macOS 10.12, Android 6.0 e Linux OS.

A caneta PW500 é sem bateria e oferece 8.192 níveis de pressão, 60 graus de função de inclinação e uma taxa de 266pps, o que significa que não há atraso ao fazer os traços na mesa digital.

O design da HS611 é elegante e fino, outro ponto importante para a colocarmos entre as melhores mesas de desenho digital. A área de trabalho é de 26 x 16 cm. A mesa digital ainda possui 10 teclas de atalho (adicionais às de mídia) e uma faixa de toque programável, otimizando o fluxo de trabalho do usuário.

Pontos positivos da Mesa Digitalizadora Plus Huion HS611:

  • Mesa com teclas multimídia.
  • Alta sensibilidade e precisão da caneta.
  • Design elegante e fino, fácil de transportar.
  • Área de trabalho ampla, ideal para criações detalhadas.
  • Compatibilidade com diversos softwares criativos.

Pontos negativos da Mesa Digitalizadora Huion HS611:

  • A página não fornece informações sobre a resolução da tela.
  • Não menciona suporte para iOS.

5º - XP-Pen Deco01 V2

XP-Pen Deco01 V2

A Deco 01 V2 da XP-PEN é uma mesa digitalizadora que se posiciona no mercado como uma opção de médio alcance, ideal para artistas e designers que procuram um modelo cujo desempenho e funções seja acima do básico, mas não necessariamente ao nível (e preço) de algumas das melhores mesas digitalizadoras do mercado.

A mesa também suporta rotação em quatro ângulos diferentes (0, 90, 180 e 270 graus), proporcionando flexibilidade na criação. Uma característica distintiva da Deco 01 V2 é sua iluminação nas extremidades da área de desenho, com níveis de brilho ajustáveis, permitindo que os artistas trabalhem em seu ambiente de iluminação preferido.

Com uma área de trabalho de 10 x 6,25 polegadas, ela oferece um espaço considerável para criações, mas seu tamanho total pode ser um desafio para espaços de trabalho menores. Seu design, com apenas 8 mm de espessura, sugere portabilidade, embora sua dimensão possa ir um pouco na contramão de um produto realmente compacto.

A caneta EMR é um dos principais atrativos do dispositivo. Ela é projetada para proporcionar uma sensação natural de desenho, com um material emborrachado para conforto e uma retração do nib que simula a sensação de um lápis comum. Vale destacar que ela suporta uma inclinação de até 60 graus.

Outro ponto a ser considerado são as oito teclas personalizáveis. Elas são projetadas para otimizar o fluxo de trabalho, permitindo acesso rápido a funções e atalhos. No entanto, a ausência de um local específico para armazenar a caneta pode ser um inconveniente para alguns usuários, levando a possíveis perdas ou danos à caneta.

Por fim, a Deco 01 V2 destaca-se pela sua facilidade de configuração e uso. A conexão via USB-C é simples e direta, e a mesa não requer configurações complicadas. A experiência geral de desenho é agradável, mas, como qualquer ferramenta, possui suas limitações.

Ela suporta conexões com dispositivos Android 6.0 e superiores, e é compatível com a maioria dos softwares de design populares, como Photoshop, SAI, Painter, Illustrator e Clip Studio. Além disso, a mesa é otimizada para uso com o Chromebook, permitindo uma experiência de desenho digital sem esforço em um ambiente de aprendizagem virtual.

Pontos Positivos da XP-PEN Deco01 V2:

  • Área de trabalho ampla e confortável.
  • Caneta EMR com sensação natural de desenho.
  • Compatibilidade versátil com dispositivos e softwares.
  • Iluminação ajustável na área de desenho.
  • Acessórios inclusos.

Pontos Negativos:da XP-PEN Deco01 V2:

  • O tamanho total pode ser grande para algumas mesas.
  • Ausência de um local para armazenar a caneta.
Melhor Preço

6º - Wacom One CTL672

Wacom One CTL672

A One by Wacom Média CTL672 é para quem busca modelos de mesas para desenho digital com um melhor custo-benefício. Ela se destaca por ser 30% maior que sua versão menor, tendo uma área total de 216 x 135 mm. Além disso, conta com  2540 LPI para maior resolução e precisão nos desenhos.

Por falar em precisão, essa mesa digitalizadora traz uma caneta com 2048 níveis de pressão. O acessório é projetado para oferecer uma experiência de desenho natural e imediata. Ela é ágil, ergonômica e sensível à pressão, proporcionando uma sensação semelhante à de desenhar no papel. Além disso, a caneta não utiliza baterias, tornando-a leve e perfeitamente equilibrada para uso contínuo.

A mesa é versátil em termos de compatibilidade. Ela suporta conexões com dispositivos Android 6.0 e superiores e é otimizada para uso com Chromebook. Isso a torna uma ferramenta para artistas, educadores e estudantes em ambientes. A Wacom destaca que a mesa digital pode recriar a experiência de sala de aula de qualquer lugar, permitindo escrever, anotar, criar, colaborar, estudar ou ensinar de maneiras inovadoras.

Outro ponto positivo é que a Wacom One CTL672 é fácil de configurar. A conexão via USB é direta e o usuário só precisa conectar o cabo ao computador, baixar e instalar o driver para começar a usar. A mesa também vem acompanhada de diversos acessórios, como nibs (pontas padrão) de substituição para a caneta, ferramenta para extração da ponta, cabo USB e guias de iniciação.

Pontos Positivos da Wacom One CTL672:

  • Área de trabalho ampla.e 30% maior que a geração anterior
  • Caneta ergonômica e sem necessidade de baterias.
  • Compatibilidade versátil com dispositivos e softwares.
  • Fácil configuração e uso.

Pontos Negativos da Wacom One CTL672:

  • Tamanho total pode ser desafiador para espaços menores.
  • Ausência de um local específico para armazenar a caneta.
Melhor Preço

7º - VEIKK A30 V2

VEIKK A30 V2

A Creator A30 da VEIKK é uma mesa digitalizadora que promete uma nova experiência ao criar arte graças ao seu sistema de botões de toque e área que funciona como touchpad. Você pode configurar os botões para diferentes funções, e com o touchpad, dar zoom no desenho, por exemplo.

Com uma área de trabalho de 10x6 polegadas, ela oferece um espaço legal para desenho e criação. A caneta traz sensibilidade à pressão de 8192 níveis, que juntamente com uma taxa de 290 PPS e uma resolução de 5080LPI da mesa de desenho digital, garantem maior precisão a cada traço.

A caneta, que não requer bateria, é um dos principais atrativos da mesa digital. Ela é projetada para proporcionar uma sensação de desenho natural, sem interrupções devido à necessidade de recarga ou substituição de baterias. A superfície da mesa é fosca, o que facilita o aumento da fricção e proporciona uma sensação de escrita mais próxima do papel.

Em termos de design, a Creator A30 é versátil, agrada entre as mesas de desenho digital. Ela vem com uma porta tipo C e é projetada para usuários destros e canhotos. Além disso, a mesa digitalizadora vem com 8 pontas de caneta, uma película protetora para o tablet e uma luva de artista, evitando a necessidade de comprar acessórios adicionais.

Por fim, a Creator A30 é amplamente utilizada para desenho, design, educação online, edição de fotos/vídeos e assinatura eletrônica. Ela é compatível com uma variedade de sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac, Android, Chrome OS e Linux, e suporta a maioria dos softwares de design populares.

Pontos Positivos da VEIKK A30 V2:

  • Área de trabalho ampla com touchpad e teclas de toque.
  • Caneta sem bateria com alta sensibilidade à pressão.
  • Superfície fosca para sensação de desenho natural.
  • Acessórios inclusos e design versátil.

Pontos Negativos da VEIKK A30 V2:

  • Poderia ter mais que quatro teclas
  • Há reclamações que outros cabos USB não funcionam na mesa
Melhor Preço

8º - Intuos Criativa - CTL4100WLK0

Intuos Criativa - CTL4100WLK0

A Wacom Intuos Bluetooth CTL4100WLK0 é uma das mesas para desenho digitais mais vendidas do mercado. Ela é pequena, projetada para proporcionar uma experiência de desenho digital fluida e intuitiva. Com uma área ativa de 152 x 95 mm, ela oferece espaço suficiente para desenhar, pintar ou editar fotos.

A caneta digital Wacom Pen 4K, que acompanha a mesa digital, é sensível à pressão e possui 4096 níveis de sensibilidade. Isso garante que cada traço e detalhe sejam capturados com precisão. Além disso, a caneta não requer bateria, o que a torna prática e sempre pronta para uso.

A mesa também possui 4 botões personalizáveis, permitindo que os usuários configurem atalhos para suas funções mais usadas.

Um dos principais destaques da Wacom Intuos CTL4100WLK0 é sua conectividade sem fio Bluetooth. Isso proporciona maior liberdade de movimento e elimina a necessidade de cabos adicionais. Além disso, a mesa é compatível com uma ampla gama de sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac, Android, Chrome OS e Linux.

Outro motivo que coloca essa como uma das melhores mesas digitalizadoras é que ela vem com uma série de softwares inclusos, como Corel Painter Essentials 6 para ilustração, Corel AfterShot 3 para edição de fotos e CLIP STUDIO PAINT PRO para criação de quadrinhos e mangás. Estes softwares adicionam valor ao produto, permitindo que os usuários explorem diferentes aspectos da criação digital.

Pontos Positivos da Intuos Criativa - CTL4100WLK0:

  • Área de trabalho confortável para desenho e edição.
  • Caneta sensível à pressão com alta precisão.
  • Tem botões para configuração de atalho
  • Conectividade Bluetooth garante maior versatilidade
  • Softwares inclusos para diferentes aplicações criativas.

Pontos Negativos da Intuos Criativa - CTL4100WLK0:

  • O tamanho compacto pode não ser ideal para todos os usuários.
  • A necessidade de carregar a bateria da mesa para uso Bluetooth.
  • Há limitações na conexão Mobile

9º - HUION KAMVAS Pro 12

HUION KAMVAS Pro 12

A Kamvas Pro 12 da HUION é uma mesa digitalizadora com tela que promete uma experiência de desenho imersiva e precisa. Com uma espessura de apenas 11 mm e pesando 765 g, ela é projetada para ser portátil e fácil de transportar.

A mesa possui uma tela de 11,6 polegadas com resolução de 1920x1080 e um ângulo de visualização de 178°, garantindo nitidez nas imagens, não importa de onde você esteja olhando. Essa tela suporta 120% do espectro de cores sRGB, ou seja, fidelidade de cores é um ponto alto do produto. A tela é super resistente e também anti-reflexo.

A caneta digital PW507 possui 8192 níveis de sensibilidade à pressão, o que significa alto nível de precisão em cada traço. Além disso, a caneta não requer bateria, o que a torna prática e sempre pronta para uso. A mesa também possui uma taxa de frequência de atualização de 266PPS, garantindo uma resposta rápida e precisa.

O design da Kamvas Pro 12 tem acabamento fosco na parte superior e caixa traseira em liga de alumínio.  Além disso, a mesa possui uma barra de toque com 4 teclas que os usuários configuram atalhos para suas funções mais usadas. Outro ponto interessante é que a mesa chega com uma base que não só dá mais fixação às superfícies, mas também permite usar a mesa digitalizadora inclinada.

Por fim, a Kamvas Pro 12 é compatível com uma variedade de sistemas operacionais, incluindo macOS, Windows, Linux OS e suporta a maioria dos softwares de design populares. Ela também vem com um cabo três-em-um, reduzindo a desordem de cabos e facilitando a conexão.

Pontos Positivos da HUION KAMVAS Pro 12:

  • Design portátil e leve.
  • Caneta de alta sensibilidade sem necessidade de bateria.
  • Tela de alta resolução com ampla gama de cores.
  • Barra de toque com teclas expresso para maior praticidade.
  • Compatível com diversos sistemas operacionais

Pontos Negativos da HUION KAMVAS Pro 12:

  • É cara
  • Consumidores reclamam que a tela é pequena
Melhor Preço

10º - Wacom One DTC133W0A

Wacom One DTC133W0A

Uma das melhores mesas digitalizadoras com tela do mercado é a Wacom One DTC133W0A, uma verdadeira inovação da empresa. Com uma tela de 13,3 polegadas, ela traz alta resolução (1920 x 1080) e suporta profundidade de cores de 8 bits. É uma excelente escolha para quem busca uma mesa de desenho digital ao nível profissional.

A caneta digital que acompanha o display é um dos seus principais atrativos. Ela foi projetada para capturar até os detalhes mais sutis, graças aos seus 4096 níveis de sensibilidade à pressão. Além disso, a caneta não requer bateria, o que a torna mais prática e sempre pronta para uso.

A Wacom One DTC133W0A também se destaca por sua versatilidade. Compatível com dispositivos Android, Windows e MAC, a mesa digital traz entrada HDMI e USB-A.

Em termos de software, o Wacom One vem com programas de criação inclusos, permitindo que os usuários explorem diferentes aspectos da criação digital, desde ilustração até edição de fotos e criação de quadrinhos. Além disso, sua compatibilidade com as principais marcas de canetas é um diferencial, assim você não fica limitado(a) apenas a caneta da fabricante.

Por fim, o design do Wacom One é otimizado para oferecer uma experiência confortável ao usuário. Seu tamanho compacto e leveza tornam-no ideal para uso em diferentes ambientes, seja em um estúdio profissional ou mesmo para transportá-la. É uma das melhores mesas de desenho digital do mercado.

Sendo a melhor mesa digitalizadora da nossa lista, a Wacom One DTC133W0A é cara, o que é um ponto negativo, mas já esperado de aparelhos profissionais. Além disso, ela não traz suporte ao multi-touch, o que é um pouco chato em um aparelho tão caro, mas não deve ser empecilho de compra para muitos consumidores.

Pontos positivos da Wacom One DTC133W0A:

  • Tela de 13,3 polegadas com alta resolução (1920x1080) e suporte a profundidade de cores de 8 bits.
  • Caneta digital com 4096 níveis de sensibilidade à pressão e sem necessidade de bateria.
  • Compatibilidade com dispositivos Android, Windows e MAC.
  • Entradas HDMI e USB-A.
  • Softwares de criação inclusos e compatibilidade com as principais marcas de caneta.
  • Design compacto e leve, ideal para diversos ambientes.

Pontos negativos da Wacom One DTC133W0A

  • Preço elevado.
  • Ausência de suporte ao multi-touch.
Melhor Preço

Conclusões

A busca das melhores mesas digitalizadoras no Brasil cresceu muito nos últimos anos, então por mais que tenhamos selecionado muitas opções diferentes, alguns modelos que são boas opções de compra acabam ficando de fora. Se você não gostou de nenhuma das mesas citadas acima, ou deseja ver ainda mais opções antes de escolher a sua preferida, veja abaixo outras opções de boas mesas digitalizadoras: