Guia dos Periféricos

Melhores tablets com caneta para estudar: 6 modelos para 2024

Qual o melhor tablet com caneta para estudar? Nos últimos anos o acessório virou tendência entre os tablets, já que as fabricantes melhoraram seus sistemas para oferecer uma melhor integração. Agora os usuários podem fazer marcações em documentos, desenhos a nível profissional, anotações manuscritas que podem ser convertidas para o digital, entre outros tipos de uso. 

Nós preparamos uma lista com os melhores tablets com caneta para você estudar em 2024. Escolhemos algumas opções que já chegam com caneta integrada, e outras com suporte oficial ao acessório, mas que esse precisa ser comprado separadamente. Vamos te mostrar os principais destaques, pontos positivos e negativos de cada tablet. 

Melhor modelo custo-benefício

Melhor Preço

Opção custo-benefício entre os top de linha

Melhor Preço

Samsung da nova geração

Melhor Preço

Melhor iPad custo-benefício

Melhor Preço

Para quem gosta de tablets grandes

Melhor Preço

Melhor tablet com caneta para estudar

Melhor Preço

1º - Samsung Galaxy Tab S6 Lite

Samsung Galaxy Tab S6 Lite

O Samsung Galaxy Tab S6 Lite é o melhor tablet com caneta custo-benefício para estudar em 2024. Equipado com uma tela de 10.4 polegadas TFT com resolução de 2000 x 1200, este dispositivo oferece uma experiência visual bacana, ideal para leitura de textos, visualização de vídeos e anotações. A qualidade não é a melhor possível, mas é honesta pelo preço e é mais que o suficiente para uso no dia a dia.  

O desempenho do Tab S6 Lite é garantido pelo processador Exynos 9611 e 4GB de RAM, que permitem uma navegação suave e a execução de aplicativos multitarefa sem travamentos, como acessar plataformas de ensino, realizar videochamadas e utilizar aplicativos de produtividade. 

O armazenamento interno de 128GB oferece espaço mais do que suficiente para salvar diversos arquivos pessoais e baixar uma boa quantidade de apps. Se você precisar de mais espaço, basta comprar um cartão de memória compatível, já que o tablet com caneta da Samsung traz slot de cartão de memória. 

Um dos destaques do Galaxy Tab S6 Lite é a inclusão da S Pen, que vem junto com o tablet. A caneta é leve, precisa e não requer carregamento, proporcionando uma experiência de escrita e desenho natural. Ela é especialmente útil para tomar notas à mão, marcar PDFs e criar diagramas, tornando-se uma ferramenta indispensável para estudantes de todas as idades.

A bateria do Tab S6 Lite, com capacidade de 7040mAh, oferece uma longa duração, permitindo que os usuários passem um dia inteiro de estudos sem precisar recarregar frequentemente. A câmera traseira de 8MP e a câmera frontal de 5MP são adequadas para videochamadas e digitalização de documentos, embora não sejam os principais atrativos deste tablet Samsung.

Pontos positivos do Samsung Galaxy Tab S6 Lite

  • Tela de 10.4 polegadas com boa resolução.
  • Caneta S Pen inclusa, precisa e sem necessidade de carregamento.
  • Desempenho é ok para tarefas diárias com o processador Exynos 9611 e 4GB de RAM.
  • Armazenamento interno expansível de 128GB.
  • Bateria dura um dia de uso
  • Vem com capa book cover
  • Tem suporte ao Modo DeX

Pontos negativos do Samsung Galaxy Tab S6 Lite

  • Tela TFT pode não ter a mesma qualidade de cores e contraste de telas AMOLED.
  • Câmeras com qualidade limitada, não ideais para fotografia avançada.
  • Não é indicado para tarefas mais exigentes
Melhor PreçoReview Completo

2º - Xiaomi Mi Pad 6

Xiaomi Mi Pad 6

Quando se fala de um tablet top de linha, o Xiaomi Pad 6 é a opção mais acessível do mercado. Este tablet possui uma tela de 11 polegadas com resolução 2.5K, proporcionando imagens nítidas e cores vibrantes, o que é ideal para leitura, anotações e consumo de conteúdo multimídia. A alta resolução garante que textos e gráficos apareçam com clareza, beneficiando estudos que envolvem gráficos detalhados e leituras prolongadas.

No coração do Xiaomi Pad 6 está o processador Snapdragon 870, emparelhado com 6GB de RAM, oferecendo um desempenho fluido para multitarefas e execução de aplicativos pesados. Embora não seja o processador mais recente do mercado, ele é extremamente potente e ainda roda praticamente qualquer app ou jogo sem travamentos. 

O tablet para estudar da Xiaomi traz armazenamento interno de 128GB, e assim como o modelo anterior, permite expansão com cartão de memória. O espaço deve ser o suficiente para boa parte dos estudantes, mas o ponto negativo é que não há espaço para cartão de memória. 

O Xiaomi Pad 6 traz compatibilidade com a Xiaomi Smart Pen, que oferece uma experiência de escrita e desenho precisa e responsiva, graças à sua baixa latência, nível de pressão e botões auxiliares. O lado negativo é que a caneta não vem inclusa no tablet, mas mesmo a comprando separada, o valor do tablet e caneta ainda compensa mais que alguns concorrentes, justamente por toda a potência e custo-benefício que o Xiaomi Pad 6 traz. 

A bateria de 8840mAh do Xiaomi Pad 6 proporciona uma duração impressionante, suportando até dois dias de uso moderado sem necessidade de recarga, o que é ideal para maratonas de estudo. Além disso, o tablet Xiaomi vem com câmeras de 13MP na parte traseira e 8MP na frente, úteis para videochamadas e escaneamento de documentos. Embora consiga boas fotos e vídeos legais, esse não é o foco do tablet. 

Pontos positivos do Xiaomi Pad 6

  • Tela de 11 polegadas com resolução 2.5K traz qualidade acima da média.
  • Potente processador Snapdragon 870 com 6GB de RAM.
  • Armazenamento interno de 128GB.
  • Compatível com Xiaomi Smart Pen para escrita e desenho precisos.
  • Bateria de longa duração.
  • Faz fotos excelentes.
  • Tem quatro alto-falantes com Dolby Atmos. 
  • Acabamento em alumínio.

Pontos negativos do Xiaomi Pad 6

  • A caneta não está inclusa 
  • Sem opção com chip
  • Sem GPS integrado 
  • Não tem entrada para cartão de memória
Melhor Preço

3º - Galaxy Tab S9 FE

Galaxy Tab S9 FE

Feito pensando no custo-benefício, o Galaxy Tab S9 FE é um excelente tablet para estudar com caneta. Esse é o modelo mais compacto da linha e traz uma tela com 10,9 polegadas do tipo TFT. Embora tenha alta resolução para mais detalhes nas imagens, leitura e anotações, a tecnologia não proporciona cores tão vívidas. O tamanho médio é ideal para quem busca o equilíbrio entre portabilidade e um bom espaço de trabalho. 

Com um processador Exynos 1380 e 6GB de RAM, o Tab S9 FE oferece um desempenho eficiente para multitarefa e execução de aplicativos dos mais diversos âmbitos, seja para estudar, para jogar, trabalhar. O armazenamento interno de 128GB, expansível até 1TB via cartão microSD, fornece amplo espaço para guardar seus arquivos da escola, faculdade, coisas pessoais e aplicativos. 

O grande destaque deste tablet para estudar da Samsung é a S Pen já inclusa. A fabricante destaca a boa ergonomia da caneta, baixa latência e bom nível de precisão, conjunto de fatores que a torna ideal para diferentes tipos de uso, seja para fazer anotações, destacar documentos, criar desenhos, entre outras. A S Pen é leve e não necessita de carregamento, o que a torna prática e conveniente para o dia a dia. 

A bateria do Tab S9 FE tem uma capacidade de 8000mAh, suficiente para suportar um dia inteiro de uso moderado a intenso sem necessidade de recarga frequente. Vale destacar ainda que o tablet traz espaço para dois chips, um virtual e o outro físico. Isso é vantajoso para quem precisa estudar em locais sem Wi-Fi, pois é possível contratar um plano de internet móvel para o dispositivo.  

Pontos positivos do Samsung Galaxy Tab S9 FE

  • Tela de 10.9 polegadas traz boa resolução.
  • S Pen já inclusa, é precisa e sem necessidade de carregamento.
  • Desempenho bacana com processador Exynos 1380 e 6GB de RAM.
  • Armazenamento expansível até 1TB.
  • Bateria de longa duração (8000mAh).
  • Tem proteção contra água. 

Pontos negativos do Samsung Galaxy Tab S9 FE

  • Tela TFT não é tão boa quanto outras tecnologias do mercado 
  • Câmeras são básicas 
  • Sem entrada para fone de ouvido.
  • Preço poderia ser mais acessível
Melhor Preço

4º - Apple iPad 9° Geração

Apple iPad 9° Geração

Não podemos deixar de citar os tablets da Apple, considerados os melhores do mundo. O iPad de 9° geração é um tablet com caneta para estudar com melhor custo-benefício.  O Apple Pencil oferece uma experiência de escrita e desenho extremamente precisa, com baixa latência e alta sensibilidade à pressão, ideal para tomar notas, desenhar diagramas e fazer esboços detalhados.

Além disso, todo o sistema do tablet da Apple é adaptado para o uso da caneta, com conversão de manuscrito em digital pode ser usado em anotações, desenho em vídeo, uso de apps profissionais para criar artes, entre outros. O lado negativo é que a Apple Pencil precisa ser comprada separadamente, e não custa barato… 

Este modelo possui uma tela Retina de 10.2 polegadas com resolução de 2160 x 1620, que oferece uma qualidade de imagem excepcional, com cores vibrantes e detalhes nítidos. A tela maior facilita a leitura de textos longos, anotações e visualização de conteúdo multimídia, tornando-o ideal para estudar, jogar, trabalhar, navegar na internet, entre outros tipos de uso. 

O desempenho do iPad de 9ª geração usa o chip A13 Bionic, que oferece uma performance rápida e eficiente para multitarefas, execução de aplicativos educativos e navegação na web. Com 3GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, este tablet é capaz de lidar com uma ampla gama de aplicativos e guardar documentos essenciais, mas tem o lado negativo de não contar com slot de cartão de memória para aumentar esse espaço. 

A bateria do iPad de 9ª geração oferece até 10 horas de uso contínuo, o que é suficiente para um dia inteiro de estudos e atividades sem necessidade de recarga. As câmeras, com 8MP na traseira e 12MP na frontal, são mais avançadas em comparação com outros tablets, proporcionando excelente qualidade para videochamadas e digitalização de documentos.

Pontos positivos do Apple iPad (9ª Geração)

  • Tela Retina de 10.2 polegadas com alta resolução e excelente qualidade de cores 
  • Compatível com Apple Pencil, uma das melhores canetas do mercado. 
  • Desempenho rápido e eficiente com o chip A13 Bionic.
  • O sistema é adaptado para uso com a caneta. 
  • Câmeras de alta qualidade para videochamadas e digitalização.
  • Bateria com duração de até 10 horas.

Pontos negativos do Apple iPad (9ª Geração)

  • Apple Pencil vendido separadamente, aumentando o custo total.
  • É compatível apenas com a 1° geração da Apple Pencil. 
  • Sem suporte para expansão de armazenamento via microSD.
  • Sem opção de 128GB de armazenamento, via de 64Gb para 256GB.
Melhor PreçoReview Completo

5º - Galaxy Tab S9 FE+

Galaxy Tab S9 FE+

Mais uma excelente opção de tablet com caneta da Samsung é o Galaxy Tab S9 FE+, que é uma opção um pouco maior da versão FE convencional. As principais diferenças ficam para o tamanho da tela e também para a capacidade de bateria, que é um pouco maior neste modelo. O restante das especificações é a mesma! 

A S Pen, inclusa no aparelho, traz um uso prático, com baixa latência e um bom nível de precisão. Entre os principais usos deste tablet com caneta podemos citar as anotações manuscritas, que inclusive podem ser convertidas para texto digital, marcação de documentos e até mesmo uso para desenho ou em outras tarefas criativas. A caneta é ergonômica, leve e não precisa ser carregada. 

O Samsung Galaxy Tab S9 FE+ traz uma tela grande, de 12.4 polegadas, com tecnologia TFT com resolução de 2560 x 1600. A qualidade é boa para leitura, navegação na internet e outros usos básicos, mas devemos ressaltar que essa tela não tem a melhor qualidade possível de cores e você pode ter uma imagem um pouco “lavada”. A boa notícia é que há uma taxa de atualização de 90 Hz, que deixa os movimentos das imagens mais suaves. 

O desempenho do Tab S9 FE+ é alimentado pelo processador Exynos 1380 e 6GB de RAM, permitindo uma execução eficiente de vários apps do dia a dia, sejam eles de estudo, jogos, navegação na internet, entre outros.  O armazenamento interno de 128GB, que pode ser expandido até 1TB via cartão microSD, garante espaço suficiente para armazenar uma vasta quantidade de material de estudo, vídeos e aplicativos.

Em termos de bateria, o Tab S9 FE+ conta com uma capacidade de 10.090mAh, oferecendo um tempo de uso prolongado, ideal para um dia inteiro de estudos sem interrupções para recarga. Vale destacar que o tablet tem entrada para dois chips (um físico e outro virtual), assim pode usar internet móvel e fica menos dependente de uma conexão Wi-Fi disponível. 

Pontos positivos do Samsung Galaxy Tab S9 FE+

  • Tela ampla de 12.4 polegadas com alta resolução.
  • Tem 90Hz de taxa de atualização. 
  • S Pen inclusa com alta precisão e baixa latência.
  • Desempenho sólido com processador Exynos 1380 e 6GB de RAM.
  • Armazenamento expansível até 1TB.
  • Bateria de longa duração (10.090mAh).

Pontos negativos do Samsung Galaxy Tab S9 FE+

  • Tela TFT entrega cores um pouco lavadas 
  • Poucas mudanças perante o modelo FE convencional.
Melhor Preço

6º - iPad 10° geração

iPad 10° geração

Se você curtiu o iPad de 9° geração, mas deseja uma opção mais recente, uma boa escolha de tablet com caneta para estudar é o iPad de 10° geração. Esse modelo traz o chip A14 Bionic, capaz de rodar qualquer app do momento com excelente desempenho. O tablet está disponível em versões com 64GB ou 256GB de armazenamento interno, mas não tem entrada para cartão de memória, o que é um ponto negativo. 

Conforme já citamos, a Apple Pencil é uma das melhores canetas de tablet do mercado, e todo o sistema deste dispositivo é adaptado para o uso dela, então você pode fazer anotações manuscritas, destaques em documentos, desenhos profissionais, desenho em vídeo e mais! O lado negativo é que ela precisa ser comprada separadamente, e seu preço é bem salgado. 

Outro ponto que torna o iPad 10° Geração um dos melhores tablets para estudar com caneta é a sua tela Liquid Retina de 10.9 polegadas com resolução de 2360 x 1640. Além de imagem em alta resolução, ela traz cores vívidas, brilho alto e um excelente contraste. Não importa se você vai ler textos, fazer anotações, assistir vídeo aula ou jogar, a experiência visual aqui é sempre diferenciada. 

Em termos de bateria, o iPad 10ª geração oferece até 10 horas de uso contínuo, suficiente para um dia inteiro de estudos. O dispositivo também conta com câmeras boas, de 12MP na parte traseira e frontal, que inclusive filmam em 4K. Além disso, o tablet da Apple é compatível com teclados Bluetooth, que também precisam ser comprados separadamente.  

Pontos positivos do Apple iPad (10ª Geração)

  • Tela Liquid Retina de 10.9 polegadas com alta resolução.
  • Desempenho robusto com o chip A14 Bionic.
  • Apple Pencil é uma das melhores canetas do mercado. 
  • Sistema totalmente adaptado para o uso da caneta. 
  • Câmeras de alta qualidade para videochamadas e digitalização de documentos.
  • Bateria com duração de até 10 horas.

Pontos negativos do Apple iPad (10ª Geração)

  • Apple Pencil vendido separadamente, aumentando o custo total.
  • Compatível apenas com Apple Pencil de 2° geração, que é mais cara. 
  • Sem suporte para expansão de armazenamento via microSD.
  • Preço relativamente alto comparado a outros tablets com especificações semelhantes.
  • Sem opção com 128GB, de 64GB vai para 256GB.
Melhor Preço

Conclusões

Cada vez mais o tablet vem ganhando espaço no mercado como um bom acessório para estudar, trabalhar e também para lazer, e o suporte a caneta é um diferencial importante atualmente, já que as possibilidades de uso também aumentaram graças ao avanço dos sistemas operacionais desses aparelhos. Os modelos acima são os melhores tablets com caneta para estudar, então não importa a sua escolha, temos certeza que está fazendo um bom negócio!