Review Corsair Void RGB Elite USB: tudo na medida certa!
O Corsair Void RGB Elite USB é um headset intermediário da Corsair que busca atingir o público gamer que deseja as principais funções do mercado, mas sem pagar um absurdo. Ele surpreende pela estrutura, é resistente e tem uma boa qualidade de som e microfone, recursos essenciais para uma jogatina completa, tudo isso por um preço bacana.
O Manual da Compra teve a oportunidade de testar o Corsair Void RGB Elite USB e vai te mostrar suas principais características, o que achamos do periférico em diversos tópicos e também os pontos que não agradaram. Aqui vamos chamar atenção para o “USB” no nome, que será usado constantemente para evitar confusões, já que a versão mais famosa desse fone é sem fio.
Ficha técnica do Corsair Void RGB Elite USB
- Tipo: Over ear
- Drive: 50 mm
- Impedância: 32 Ω
- Resposta de frequência: 20 Hz a 30 KHz
- Fio: 1,8 metros USB
- Microfone: Não destacável, com LED sinalizador e botão de mute
- Construção: Estrutura em alumínio com espumas feitas de malha de microfibra respirável e viscoelástico
- Surround 7.1: Sim
- Compatível com: PC
O Corsair Void RGB Elite USB tem um design chamativo e estrutura resistente
O Corsair Void RGB Elite USB tem um design mais “futurista” e abusa das formas geométricas para dar esse ar ao headset gamer. Ele tem acabamento em plástico fosco e um LED RGB na lateral, bem discreto, mas que dá um toque especial na aparência. Já adiantamos que o RGB é configurável via software, mas falaremos disso no decorrer do texto.
A estrutura principal do headset é feita em alumínio, algo que é possível perceber ao pegá-lo em mãos devido ao seu peso (390 gramas). Ele tem uma haste reguladora com as marcações de tamanho e é super fácil ajustá-lo na cabeça.
Os auriculares, que giram em 80°, são feitos de malha de microfibra respirável e viscoelástica, ambos revestidos de espuma. O conforto de usar o Void RGB Elite USB é excelente e você pode passar horas e horas com ele na cabeça sem nenhum tipo de dor ou incômodo.
A parte da haste que entra em contato com a cabeça tem o mesmo revestimento dos auriculares.
O microfone não é removível, mas você pode ajustá-lo completamente para cima quando não estiver usando. A Corsair colocou um botão de “mute” do microfone na lateral do Corsair Void RGB Elite USB, uma escolha um pouco diferente e que vai fazer muitos consumidores ficarem procurando o botão de mute até se adaptarem.
Além desse botão, o único adicional é um regulador de volume digital, que funciona com a ajuda de uma mola. É uma pequena alavanca que você movimenta para cima ou para baixo para ajustar o volume, e ao soltá-la, ela volta para o centro. Após algum tempo de uso ela se torna mais prática do que usar uma “rodinha” analógica, que equipa boa parte dos headsets concorrentes.
O Corsair Void RGB Elite USB tem áudio de boa qualidade e nem precisa do Surround 7.1
Assim como no acabamento, na parte de áudio o Corsair Void RGB Elite USB também é muito bom. Esse fone tem drivers de 50 mm e uma faixa de frequência de 20 Hz até 30 kHz, um pouco maior que boa parte dos fones.
O que importa mesmo é como o som soa nos ouvidos, e eu gostei bastante do resultado. Os graves estão bem presentes, os médios equilibrados e agudos bem delicados. Não senti que alguma frequência estivesse distorcendo outra, ou mesmo que tiveram exageros em algumas delas. Alguns reviews reclamaram da falta de graves devido ao encaixe do headset não ter ficado muito bem vedado, mas felizmente não tive esse problema.
Para jogar o som do Corsair Void RGB Elite USB é ótimo, capta bem os detalhes e dá uma noção real de localização do som, e sabemos o quão importante isso é para FPS, por exemplo. O Surround 7.1 dá um pequeno boost de volume, e senti que ele deixa o som um pouco mais “distante” para simular bem o tridimensional, mas particularmente não gostei, então usei o fone na maior parte do tempo com o 7.1 desligado.
Cabo do Corsair Void RGB Elite USB é emborrachado, mas não aparenta ser muito resistente
O Corsair Void RGB Elite USB tem um cabo de 1,8 metros, mas aqui acho que a fabricante poderia ter trabalhado um pouco melhor no revestimento. Ele é todo emborrachado, daqueles que podem estragar se você passar a cadeira por cima, por exemplo. Obviamente cabos não são feitos para isso, mas sinto que o cabo emborrachado é o que menos me passa sensação de segurança e durabilidade.
Como o próprio nome diz, a conexão do Void RGB Elite é USB e, na página de produto, diz que ele é compatível apenas com PC, mas em algumas páginas de lojas também citam compatibilidade com consoles. Se você for comprá-lo com essa finalidade, pesquise mais a fundo sobre.
Software fácil de usar e com as principais configurações
Para configurar o Corsair Void RGB Elite USB é usado o software ICUE, que também controla outros periféricos da fabricante. A configuração é bem simples e já de cara você tem as opções de configurar o volume do microfone ou mesmo ativar o retorno para se escutar. Um ponto legal é que o headset emite avisos (em inglês) de quando o microfone é ligado, desligado ou que o retorno é ativado.
No ICUE é o único lugar que você consegue ligar e desligar o recurso Surround 7.1. O software também dá opções de equalização, então se você acha que está faltando grave, que precisa aumentar os agudos, basta dar uma mexida lá.
Além da equalização, a outra aba disponível é a de iluminação RGB. Por ela você pode escolher entre os vários efeitos disponíveis e mudar os seus parâmetros. Enquanto alguns permitem escolher as cores, outros permitem apenas velocidade da animação. O ICUE é um software bem objetivo, rápido e fácil de ser usado.
Microfone do Corsair Void RGB Elite USB é de boa qualidade
O microfone do Corsair Void RGB Elite USB não é removível, mas pode ser ajustado para cima, assim ele não fica na sua cara o tempo todo. Como já falamos, há um botão para o silenciamento automático (localizado em uma posição duvidosa) e, ao silenciar o componente, uma luz vermelha na ponta dele indica que você está mutado. Caso o ICUE esteja aberto, um aviso sonoro também é dado.
A qualidade do microfone é ótima, mais do que o suficiente para jogar com os amigos, participar de reuniões ou até mesmo fazer gravações amadoras. O som é limpo e claro, não distorce a voz e faz um bom isolamento de ruídos. A haste do microfone também é flexível, então é fácil de você ajustá-la no ângulo que achar melhor.
Pelo software você pode configurar o ganho do microfone, ou mesmo ligar e desligar o retorno de voz, mas um truque legal é que se você segurar o botão de mute, ele liga ou desliga apenas o recurso de retorno, assim você não precisa ir lá no software para fazer isso.
Vale a pena comprar o Corsair Void RGB Elite USB?
Se você está em busca de um headset gamer intermediário bem completo, o Corsair Void RGB Elite USB é sim uma boa opção de compra. Ele tem uma estrutura resistente, capricha no acabamento e é confortável para ser usado por várias horas. O som também merece elogios, mas aqui fica o nosso aviso, não compre somente pelo Surround 7.1, pois nem de longe é isso que torna o som dele bacana.
Além disso, o Void RGB Elite USB também chama atenção pela aparência, que tende a ser mais moderna e diferenciada de boa parte dos concorrentes. No entanto, não é o headset perfeito. O cabo poderia ser mais resistente, o botão de mute fica em um local estranho e há reclamações de um vazamento de som em cabeças pequenas, algo que não posso confirmar, pois, no meu uso, não aconteceu.
Mesmo com esses pontos negativos, o Corsair Void RGB Elite USB continua sendo uma ótima opção e custa na faixa dos R$ 360 no momento da publicação desta matéria.
Pontos positivos:
- Tem uma estrutura resistente
- Visual é bonito com a luz RGB
- Áudio de boa qualidade
- É confortável para usar
- Microfone é de boa qualidade
- Pode ser configurado via software
Pontos negativos:
- Botão de mute em um local estranho
- Cabo poderia ser mais resistente