Review Edifier G2 II: Leia a análise completa!
A Edifier é uma marca que busca ficar cada vez mais conhecida aqui no Brasil, por isso está constantemente expandindo o seu catálogo de fones. O Edifier G2 II é a opção da empresa para quem procura um headset gamer que seja bom, barato e estiloso, já que ele possui luzes RGB que os jogadores tanto amam.
Outro destaque do Edifier G2 II é o recurso de Surround 7.1, tecnologia de som tridimensional que deixa a experiência de jogar ainda mais imersiva. Quer saber mais sobre os pontos positivos e negativos do G2? Dê uma olhada no review completo que o Manual da Compra preparou do periférico!
Ficha técnica do Edifier G2 II:
- Tipo: Over ear
- Drive: 50 mm
- Impedância: 32 Ω
- Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
- Fio: 2 metros
- Microfone: Maleável e destacável
- Construção: Estrutura em alumínio e acabamento com peças de plástico
- Surround 7.1: Sim
- Peso: 277 gramas
- Compatível com: PC e dispositivos com entrada USB
Design e conforto
A versão do Edifier G2 II que tivemos a oportunidade de testar foi a branca, que é muito bonita. Todo o acabamento é feito em plástico, por isso ficamos receosos do quão fácil as peças poderiam encardir ou amarelar com o tempo. A haste do fone tem um plástico um pouco texturizado, enquanto as laterais são feitas em um plástico totalmente liso, estilo acabamento piano.
A estrutura é feita em alumínio flexível, mas as peças de plástico não passam a sensação de robustez, por isso tivemos um cuidado redobrado para não deixá-lo cair. As hastes do Edifier G2 II possuem regulagem de altura e contam com revestimento em couro sintético, que é macio e confortável. Este revestimento também está presente nas conchas, que inclusive podem ser destacadas para limpeza ou até mesmo para troca.
Nas laterais das conchas ficam o logo do fone, que é iluminado por uma luz RGB. O visual fica ainda mais bonito e com o aspecto “gamer” que muitos buscam, sendo que a luz pode ser desligada por um botão na placa de som que fica no fio. O lado negativo é que o software da Edifier não dá opções para configurar esse LED.
No geral, é um fone confortável e leve que pesa apenas 277 gramas. É fácil de achar os ajustes para a cabeça, sendo que ele não faz mais que a pressão necessária para ficar firme. Usamos o Edifier G2 II por várias horas e não tivemos problemas com dores de cabeça ou qualquer outro incômodo.
Áudio
Vamos começar falando da performance do Edifier G2 II em jogos, afinal esse é o foco desse headset. O recurso de Surround 7.1 é a chave para deixar a experiência mais imersiva, já que você consegue identificar de onde cada som está vindo. As frequências são equilibradas e não se sobrepõem, o que é ótimo para momentos em que sons de todos os tipos estão “misturados”.
O Edifier G2 II também fez um ótimo trabalho em músicas, mas aqui percebemos que os graves são um pouco fracos e sem profundidade, até mesmo nas músicas em que eles são o foco. O lado positivo é que o software da fabricante oferece uma boa gama de configurações e equalizações para o fone, então você pode ajustar cada frequência como preferir e deixar o som ao seu gosto.
Software
A Edifier caprichou no Gaming Center, o software de controle do Edifier G2 II. Nas configurações do áudio logo de cara você já tem a opção de alterar o volume do fone, podendo inclusive fazer isso de cada lado separado. Clicando com o botão direito no ícone de fone, as seguintes configurações aparecem:
- Alteração de Sample Rate
- Definição e personalização de equalização (com modos pré-definidos); adicionar efeitos
- Configuração do som Surround 7.1
- Alteração do tom de voz; diminuir o volume da voz na música
- Configurar o Surround Max
Na parte do microfone a Edifier também oferece muitas configurações. Além da configuração de volume e sensibilidade, você pode mudar o Sample Rate, dar um “boost” na sua voz, adicionar eco e até mesmo efeitos, como voz de pato! O Edifier Gaming Center é um software que entrega os principais recursos de configuração de áudio e alguns bônus.
Cabo e placa de som
O Edifier G2 II possui um cabo grande de dois metros. A placa de som fica nele, e é por ela que o usuário pode ligar ou desligar a iluminação, bem como silenciar o microfone (um led indicará isso). Na lateral fica uma pequena rodinha para alterar o volume. São apenas os controles básicos oferecidos de forma prática.
Microfone
O microfone do Edifier G2 II é destacável, então quando você não for usá-lo, basta retirar o componente. Existe uma pequena trava interna, assim você coloca o módulo e gira, garantindo que ele ficará bem firme ao headset. Ele é maleável e possui uma pequena espuma para filtrar ruídos da respiração.
A qualidade do microfone não decepciona. Ele não distorce a voz e faz um ótimo cancelamento de ruídos, sendo que o software ainda dá algumas possibilidades de configuração, e também uso de filtros se você quiser brincar com os amigos. É um ótimo headset para comunicação no jogo e até mesmo reuniões, mas se você é streamer ou grava vídeos para o Youtube, ele pode deixar a desejar no quesito qualidade.
Vale a pena comprar o Edifier G2 II?
O que não gostamos foi o acabamento de plástico que parece bem frágil, bem como a falta de configuração do LED RGB. Já que o software tem tantas opções de customização, porque não ter o de RGB também? No entanto, considerando que o EDIFIER G2 II é um fone intermediário de entrada, são pontos que dá para relevar, afinal os concorrentes mal têm luzes coloridas.
O Edifier G2 II é um fone que custa relativamente barato por tudo que entrega, tornando-o um ótimo custo benefício. O som surpreende positivamente e o sistema Surround 7.1 melhora ainda mais a experiência e imersão nos jogos.
Outro ponto positivo é o software da Edifier, que dá um leque completo de configurações, desde mudanças no som e microfone até o uso de filtros. Se você busca um fone intermediário com preço acessível e boa qualidade de som, o Edifier G2 II está sendo uma das melhores opções do mercado em 2021!