Guia dos Periféricos

Review Galaxy Watch4: o melhor smartwatch Android custo-benefício

O Galaxy Watch4 é um smartwatch inteligente que está sendo muito visado em pleno 2023 devido ao seu custo-benefício. O relógio traz vários destaques, entre eles a possibilidade de baixar apps e também os monitoramentos de saúde, que incluem eletrocardiograma e até bioimpedância.

O smartwatch da Samsung é bastante completo e independente. Você consegue fazer muita coisa apenas com ele, como pagamento por aproximação, ligações e até responder mensagens no WhatsApp. Será que vale a pena comprar o Galaxy Watch4? É isso que você confere no nosso review completo!

Ficha técnica do Samsung Galaxy Watch4

  • Tela: 1,2 polegadas, AMOLED com resolução 450 x 450
  • Processador: Exynos W920 dual-core
  • RAM: 1,5 GB
  • Armazenamento interno: 16 GB
  • Sistema operacional: Wear OS com interface One UI Watch 3.0
  • Bateria: Até 2 dias em uso básico
  • Carregamento: magnético com suporte ao carregamento reverso em celulares Samsung
  • Proteção contra água: Sim, com certificação 5ATM
  • Acabamento: Caixa em alumínio e pulseira de borracha
  • Monitoramentos de saúde: Batimentos cardíacos, oxigênio no sangue, nível de estresse, monitoramento de sono, eletrocardiograma, bioimpedância, acompanhamento de ciclo menstrual, medidor de pressão
  • Esportes: Pelo menos 80 modalidades diferentes
  • Compatibilidade: Android

Diferentes modelos de Galaxy Watch4

Antes de começarmos o review, é importante ressaltar que existem diferentes modelos do Watch4. O que o Manual da Compra testou é o Galaxy Watch4 de 40mm sem redes móveis (LTE). Para você não ficar perdido, abaixo listamos os modelos disponíveis:

  • Galaxy Watch4 40 mm - Modelo convencional e menor;
  • Galaxy Watch4 44 mm - Modelo convencional com tela maior e mais bateria;
  • Galaxy Watch Classic 42 mm - Modelo com coroa física
  • Galaxy Watch Classic 42 mm - Modelo com coroa física, tela maior e mais bateria

Os dois relógios acima podem ser encontrados em versões LTE (com dados móveis).

Design moderno e acabamento em alumínio do Galaxy Watch4

Design do Galaxy Watch 4 (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O Galaxy Watch4 é um relógio muito bonito e deve agradar aqueles que buscam um visual moderno, mas ao mesmo tempo discreto e minimalista. Isso se dá pela tela praticamente sem bordas, diferente do modelo Classic que traz a coroa giratória e se assemelha mais a um relógio tradicional.

Para ajudar na navegação, há dois botões laterais: início e voltar. Eles não só facilitam a navegação, mas também são os responsáveis por transmitirem as ondas eletromagnéticas nas medições de bioimpedância. Vale destacar que é possível atribuir funções customizadas a esses botões.

O Watch4 tem pulseira emborrachada
Com caixa de alumínio, a Samsung promete bastante resistência e durabilidade ao relógio (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

A construção em alumínio dá ao Galaxy Watch4 uma sensação sólida e durável. O uso desse material não apenas contribui para a aparência sofisticada do relógio, mas também garante uma estrutura robusta. Ao pegá-lo você já sabe que está com um produto premium em mãos, que é o que se espera de smartwatches mais caros.

Proteção contra água e certificação militar

O Galaxy Watch4 traz certificação militar, outro recurso que garante durabilidade e resistência por anos. O smartwatch é um acessório que vai estar com você o dia todo, sendo exposto ao sol, poeira, frio e provavelmente levará algumas pancadas, por isso todo esse cuidado que a Samsung teve em entregar um produto resistente.

Além disso, ele também conta com proteção contra água 5ATM, podendo ser mergulhado em até 50 metros de profundidade. Isso significa que você não só pode molhar o relógio, como pode até praticar esportes aquáticos com ele.

O Galaxy Watch4 é confortável?

A tela AMOLED tem alto brilho e excelente qualidade de imagem
O Watch4 tem pulseira emborrachada (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Pode ficar tranquilo que o Galaxy Watch4, além de resistente, também é um smartwatch bastante confortável. A pulseira de borracha é macia e não incomoda mesmo se o seu braço estiver molhado ou suado, por exemplo. Além disso, você pode comprar diferentes pulseiras para o relógio, seja para mudar as cores, estilos ou mesmo materiais.

Conforme ressaltamos, o modelo testado aqui foi o Galaxy Watch4 de 40mm, o menor da linha. Por já estar acostumado a usar smartwatches pequenos, não tive nenhum problema com o tamanho. Pra mim é um tamanho legal e deve ser a escolha principalmente de quem tem pulso pequeno, pois a proporção ainda fica legal.

O Watch4 possui tela AMOLED

Personalize cada mostrador do seu jeito
A tela AMOLED tem alto brilho e excelente qualidade de imagem (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O Galaxy Watch4 40mm traz uma tela AMOLED com  1,2 polegadas. Eu já usava um relógio com tela AMOLED antes, e mesmo assim fiquei surpreso com a boa qualidade da Samsung. O brilho é alto e as imagens são em alta definição, o que te faz ficar deslumbrado já na primeira vez que liga o relógio.

Nas opções do menu você pode configurar o nível de brilho ou deixar no ajuste automático. Além disso, o relógio tem o recurso de Always On, que mantém a tela ligada a um custo menor de bateria. É algo legal, mas optei por não usar já por achar que a autonomia total do relógio não é grande.

Outro ponto interessante é que estão disponíveis diversos mostradores diferentes para o Galaxy Watch4. Você pode baixar direto pelo relógio, pelo app e até customizar eles da forma que quiser, deixando o acessório no teu estilo.

Personalize cada mostrador do seu jeito
Personalize cada mostrador do seu jeito (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Notificações no Galaxy Watch4

O Galaxy Watch4 mostra uma série de notificações do seu celular. Na tela inicial fica uma bolinha laranja na parte esquerda do mostrador, então basta fazer o gesto de arrastar para a direita para ter acesso a essas notificações. Muitas delas você pode abrir para ver mais detalhes, e para cada uma delas terão diferentes opções de ação. Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de como notificações são mostradas, permitindo que sejam abertas para mais detalhes
Exemplo de como notificações são mostradas, permitindo que sejam abertas para mais detalhes (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Uma integração legal é que nas notificações em que você não tem muitas interações, é possível escolher a opção de “abrir no celular”.

Respondendo o WhatsApp direto pelo Galaxy Watch4

Também é possível responder mensagens do Whatsapp pelo próprio Galaxy Watch4. Ao receber a mensagem, você tem a opção de enviar respostas rápidas, digitar uma resposta personalizada ou enviar emojis.

É possível responder às mensagens do Whatsapp pelo relógio
É possível responder às mensagens do Whatsapp pelo relógio (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Apesar do relógio mandar bem nesta parte, eu tive alguns problemas com as notificações. Em muitos momentos elas simplesmente não chegavam, mesmo ativando diversas configurações diferentes tanto no celular quanto no smartwatch.

Desempenho do Watch4

O Galaxy Watch4 traz o processador Exynos W920, um chip dual-core com até 1.18 GHz de velocidade e 1,5 GB de RAM. Durante o nosso uso a experiência foi bastante fluida e agradável. Navegando pelo menu não houveram travamentos, e nem dentro dos apps. Todas as funções do relógio funcionam bem e não há nenhuma lentidão.

O Galaxy Watch4 permite baixar apps

Diversos apps estão disponíveis na Google Play
Diversos apps estão disponíveis na Google Play (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Um dos principais destaques do Watch4 é a possibilidade de baixar apps. Ele chega equipado com um sistema operacional da Samsung baseado no Wear OS e a interface One UI Watch 3.0, da própria Samsung.

Você pode baixar os apps na Play Store direto do relógio ou pelo celular. Neste caso, ao acessar a Google Play, um ícone do relógio aparecerá na parte superior. São diversos apps que é possível baixar no Galaxy Watch4, como o Spotify, Google Home, Strava, controladores de casa inteligente, Adidas, aplicativos de mapa e até mesmo o WhatsApp nativo!

Você pode usar o Spotify direto no smartwatch, sem ter o celular por perto
Você pode usar o Spotify direto no smartwatch, sem ter o celular por perto (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O sistema também tem um uso simplificado e bastante intuitivo. Basta arrastar para o lado esquerdo para ter acesso às funções principais do relógio, para o lado direito para ter acesso às notificações ou para cima para ver todos os apps instalados. Além disso, é possível personalizar diversas configurações do smartwatch.

Armazenamento interno de 16 GB

O Galaxy Watch4 conta com 16 GB de armazenamento interno, mas como o sistema ocupa metade deste espaço, sobra 8 GB para uso. Pode parecer pouco, mas o espaço é o suficiente para você baixar apps, baixar suas playlist de música do Spotify ou mesmo armazenar outros arquivos.

Conexão Bluetooth e Wi-Fi

O Galaxy Watch4 possui conexão Bluetooth 5.0. Não é a versão mais recente da tecnologia, mas permite um pareamento rápido, fácil e sem falhas. durante o nosso uso não tivemos nenhum problema de desconexão ou travamentos. A conexão funciona em uma distância de até 10 metros do celular.

Vale lembrar que o Watch4 também tem Wi-Fi, o que permite você baixar os apps direto por ele. Isso também o torna mais independente, pois você pode realizar diversas ações que precisam da internet sem estar conectado ao celular.

Galaxy Watch4 não pode ser usado com iPhone

Um ponto negativo é que o Watch4 não pode ser usado com iPhones. Até o Watch3 era possível parear com os celulares da Apple, mas agora no Watch4 isso não é possível mais.

É possível conectar fones sem fio ao Galaxy Watch 4

É fácil e rápido conectar fones sem fio no Galaxy Watch4
É fácil e rápido conectar fones sem fio no Galaxy Watch4 (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Uma função interessante é a possibilidade de conectar fones sem fio ao Galaxy Watch 4, sejam eles fones TWS, headphones bluetooth ou outros. A integração tem ainda mais funções se for com fones da Samsung, como o Galaxy Buds Pro ou Galaxy Buds Live.

Essa função é um bom complemento com o fato de o smartwatch ter memória interna e aceitar o download de apps, pois você pode, por exemplo, baixar o Spotify e usá-lo no modo offline durante a academia. Dessa forma você tem toda a sua playlist no relógio e não precisa nem levar o celular para escutar as músicas no seu fone sem fio.

É possível atender e realizar chamadas pelo Galaxy Watch4

O Watch4 tem microfone embutido e até alto-falantes
O Watch4 tem microfone embutido e até alto-falantes (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Outra função muito legal é a possibilidade de realizar chamadas telefônicas direto do Galaxy Watch4. Você pode tanto atender as ligações recebidas quanto realizar chamadas dele. Para isso é necessário estar conectado à mesma Samsung Account do celular e o relógio precisa estar conectado à uma rede Wi-Fi.

Vale destacar que existem versões do Galaxy Watch4 com LTE (dados móveis), assim você tem acesso à internet mesmo sem Wi-Fi. O modelo testado aqui no Manual da Compra não possui tal recurso.

Watch4 traz GPS integrado e NFC para pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação é um recurso muito buscado por consumidores em smartwatches
O pagamento por aproximação é um recurso muito buscado por consumidores em smartwatches (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O Galaxy Watch4 tem NFC e funciona para pagamento por aproximação. Basta segurar o botão inferior para ativar o Samsung Pay. O próprio relógio já dá instruções de como configurar o cartão, sendo possível adicionar até mais de um. Vale destacar que também é possível usar o Watch4 com Google Pay.

Além disso, o smartwatch da Samsung também conta com GPS integrado. Com isso você pode marcar suas trajetórias em treinos ou mesmo usar o Google Maps direto pelo relógio. É outro recurso que deixa ele menos dependente do celular e funciona muito bem, com rotas bem precisas. Ele traz sistema quádruplo de localização: GPS, Glonass, Beidou e Galileo.

Outro ponto legal é o suporte a Bixby. Você pode dar comandos de voz pelo próprio relógio, que também funciona com outras assistentes de voz, como o Google Assistente.

Uso com aplicativo Samsung Wearable

Interfaces do Samsung Wearable
Interfaces do Samsung Wearable (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Watch4 é configurado pelo aplicativo Samsung Wearable, um app fácil de usar, prático e com muitas opções de customização. Como eu tenho um celular Samsung, bastou ligar o relógio pela primeira vez que um pop up´de pareamento já apareceu no meu celular.

Pelo aplicativo você pode baixar novos mostradores e customizar os já existentes. Além disso, também é possível configurar a tela de apps, blocos de aplicativos, funções dos botões, quais apps podem enviar notificações e até mesmo ter dicas de como aproveitar todas as funções do smartwatch.

Vale lembrar que esse app está disponível também para outros celulares Android.

Excelente integração com o celular

Outro ponto que devo elogiar no Galaxy Watch4 é a ótima integração com o celular. Diversas funções que você está realizando no celular são mostradas no relógio. Por exemplo, quando eu uso o Spotify no celular, aparece um ícone de música no Watch4, e por ele eu poderia controlar o Spotify.

O mesmo acontecia com o Google Maps, por exemplo, permitindo que eu abrisse a navegação passo a passo no próprio relógio, com a possibilidade até de abrir o mapa completo.

Vale afirmar que o review foi feito usando um celular da Samsung. Conforme já citamos, a integração com aparelhos da marca é melhor, então não consigo dizer com certeza se tal integração funciona tão bem se você usar outros aparelhos Android, mas pelo que pesquisei, funciona sim em modelos de outras marcas com o SO do Google.

Watch4 suporta 80 atividades físicas diferentes

Em cada atividade o Watch4 marca diferentes métricas
Em cada atividade o Watch4 marca diferentes métricas (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O Galaxy Watch4 monitora 80 modalidades de atividades físicas diferentes, entre elas caminhada, ciclismo, musculação, natação, aparelhos de musculação e várias outras. Em cada atividade física o relógio contabiliza o tempo de treino, frequência de batimentos cardíacos, estimativa de calorias gastas, ritmo de treino, cadência e outros dados, a depender do treino.

Os dados são armazenados em forma de relatório no próprio relógio e podem ser acessados no Samsung Health pelo celular, que entrega um realtório ainda mais detalhados.

Além disso, o Watch4 também tem lembrete de sedentarismo e reconhecimento automático de algumas atividades. Por exemplo, ao começar caminhar, ele já reconhece automaticamente e fornece a opção de iniciar a atividade.

Ele também faz a contagem dos seus passos diários, tempo de atividade e até mostra gráficos de quais períodos do dia você mais se movimentou.

Dados rápidos de passos e calorias do Watch4
Dados rápidos de passos e calorias do Watch4 (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Monitoramentos de saúde do Watch4

Além de ser um grande parceiro nas atividades físicas, o Galaxy Watch4 também traz diversos monitoramentos de saúde. Ele conta com os seguintes recursos:

  • Monitoramento de batimentos cardíacos
  • Monitoramento de pressão
  • Monitoramento de oxigênio no sangue
  • Monitoramento de sono
  • Monitoramento de estresse
  • Acompanhamento de ciclo menstrual
  • Eletrocardiograma
  • Bioimpedância
Monitoramento cardíaco do Watch4
Monitoramento cardíaco do Watch4 (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Todos esses recursos são bem efetivos e fornecem um relatório bacana. Em comparação com o Apple Watch, os dados são bem semelhantes, o que mostra que o novo sensor BioActive cumpre o que promete.

Vale destacar que esses dados devem ser usados apenas para acompanhamento casual e não a nível de acompanhamento médico, pois não são tão precisos quanto aparelhos especializados.

Eletrocardiograma e Bioimpedância funcionam apenas com celulares Samsung

Realização da medição de Bioimpedância
Realização da medição de Bioimpedância (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Diversos dos recursos citados anteriormente estão disponíveis em vários smartwatches, por isso o grande destaque fica para o recurso de Bioimpedância. Nesta função, você encosta dois dedos nos botões do relógio com os braços abertos, e assim o Watch4 envia pulsos magnéticos para o seu corpo, a fim de detectar dados da sua composição corporal, como a gordura corporal e a massa de músculo esquelético.

A função serve para você ter um bom acompanhamento principalmente da gordura corporal, mas não substitui uma balança de bioimpedância. Recomendamos o uso dessa função como um acompanhamento do resultado dos seus treinos, mas não necessariamente como o real valor de massa que você tem.

Relatório da medição de Bioimpedância realizada pelo smartwatch
Relatório da medição de Bioimpedância realizada pelo smartwatch (Imagem: Divulgação/Samsung Health Monitor)

O grande problema é que a Samsung limitou essa função para celulares Samsung, pois é necessário o Samsung Health Monitor, disponível apenas na loja de apps da Própria Samsung, a Galaxy Store. Essa limitação também se estende para a função de Eletrocardiograma.

É uma forma da empresa tentar atrair novos consumidores para o seu ecossistema, mas sabemos que isso unca é legal do ponto de vista de consumidor, e mais serve para criar certa “birra” da marca do que realmente forçar a comprar algo.

Bateria do Watch4 tem duração de 2 dias no máximo

O Watch4 tem carregamento magnético, mas não tem carregamento sem fio QI
O Watch4 tem carregamento magnético, mas não tem carregamento sem fio QI (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Relógios que possuem Wi-Fi e sistemas operacionais que permitem baixar apps, geralmente possuem autonomia de bateria menor, e com o Galaxy Watch4 não é diferente. A Samsung promete cerca de dois dias de autonomia em uso básico e um dia de autonomia usando mais funções. Em nossos testes a autonomia ficou no prometido pela marca.

No entanto, precisei passar por um período de adaptação com essa baixa duração de bateria. Meu smartwatch anterior não permitia download de apps, mas ao mesmo tempo a bateria durava até uma semana, então eu não estava acostumado a ter que carregar o relógio todo dia.

Mesmo já sabendo que a autonomia do Galaxy Watch4 é menor, acabei sendo pego de surpresa em alguns momentos, Por exemplo, teve noite que fui dormir com ele tendo 20% de bateria e acordei com ele desligado e zerado. Obviamente com o tempo me adaptei a esses momentos e consegui ter um controle melhor de quando carregá-lo, mas essa baixa autonomia pode ser um empecilho para muitos consumidores.

Carregamento magnético e recurso de carregamento reverso

O Galaxy Watch4 tem carregamento reverso em celulares Samsung
O Galaxy Watch4 tem carregamento reverso em celulares Samsung (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Vale destacar que o Watch4 tem carregamento magnético e também suporta o carregamento sem fio reverso em celulares da Samsung. Basta ativar tal opção no celular (se ele tiver) e colocar o relógio em cima dele que o carregamento começará. É uma função interessante, mas que fica limitada aos aparelhos da marca.

A Samsung envia um carregador magnético com plug USB, que pode ser conectado em carregadores de celular ou mesmo no próprio computador. É necessário pouco menos de 2 horas para uma carga completa no relógio.

Vale a pena comprar o Galaxy Watch4?

Confira o nosso veredito do smartwatch da Samsung
Confira o nosso veredito do smartwatch da Samsung (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Em pleno 2023, ano que este review está sendo feito, o Galaxy Watch4 é o melhor smartwatch custo-benefício com Wear OS. Ele é vendido por R$ 1000 ou menos, entrega diversas funções, é potente e tem um ótimo acabamento. Além disso, tem poucas diferenças para o Watch5, essas que não valem o preço do upgrade.

Se você busca um smartwatch mais independente e tem o foco em baixar apps, o Galaxy Watch4 é sim uma boa opção de compra. Com ele você terá diversos recursos muito úteis no dia a dia, junto a um bom acompanhamento de saúde e também diversos modos de treino. Caso tenha um smartphone Samsung, a experiência fica ainda melhor com alguns recursos e integrações exclusivas.

Quais os pontos negativos do Galaxy Watch4?

Pra mim o principal ponto negativo do Galaxy Watch4 é a bateria. Por mais que não seja um problema perante os concorrentes, me incomoda muito ter que carregá-lo todos os dias. No entanto, parte disso pode ser pela minha primeira experiência com smartwatches ter sido com um que dura até uma semana, então talvez eu fiquei mal acostumado.

Outro ponto chato é o fato de a Samsung limitar o eletrocardiograma e bioimpedância somente para celulares Galaxy.

Quais são os concorrentes do Galaxy Watch4?

Considerando o preço e proposta do Watch4, o seu principal concorrente é o TicWatch Pro 3 Ultra, um smartwatch que também tem Wear OS e custa cerca de R$ 1100 importado. No entanto, por serem bem parelhos quanto às funções, recomendamos o Galaxy Watch4 pelo fato de você ter garantia em solo brasileiro.

Pontos positivos do Samsung Galaxy Watch4:

  • Tem bom acabamento e proteção contra água
  • Tela AMOLED proporciona ótima qualidade de imagem
  • Desempenho sem travamentos
  • Tem Wear OS e permite o download de apps
  • Fácil e intuitivo de usar
  • Boas funções de acompanhamento de saúde e esportes
  • Ótima integração com celulares Galaxy
  • TEm GPS integrado e NFc para pagamento por aproximação

Pontos negativos do Samsung Galaxy Watch4:

  • Bateria dura pouco
  • Funções de eletrocardiograma e bioimpedância funcionam apenas em celulares Galaxy
  • Sem suporte a carregamento sem fio Qi .
  • Em alguns momentos as notificações demoram para chegar no relógio
Samsung Galaxy Watch 4 Melhor Preço