Guia dos Periféricos

Review HyperX Cloud Alpha S: Leia a análise completa!

O HyperX Cloud Alpha S é um dos headsets premium da HyperX, indicado para aqueles consumidores que buscam os melhores produtos da marca. O modelo traz a qualidade de construção e conforto que já é conhecida da empresa, mas também investe em um bom áudio, sistema Surround 7.1 e até mecanismo de “chaves” para entrada de ar, que altera o som de maneira “analógica”.

Essas são apenas algumas das características que o HyperX Cloud Alpha S possui. O Manual da Compra teve a oportunidade de ter o headset em mãos e preparou um review bem completo para te mostrar todos os pontos positivos e negativos desse modelo. Veja abaixo a sua ficha técnica:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm dinâmico com câmara dupla
  • Impedância: 65 Ω
  • Resposta de frequência: 13 Hz a 27 KHz
  • Fio: Conexão para fio P2 3,5 mm e placa USB
  • Microfone: Destacável com cancelamento de ruídos
  • Construção: Estrutura em alumínio, conchas com espuma memory foam e revestimento em couro sintético
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 321 gramas
  • Compatível com: PC, PS4, PS4 Pro, Xbox One, Nintendo Switch e smartphones
O que vem na caixa do do HyperX Cloud Alpha S
Conteúdo que vem na caixa do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

Design

Design do HyperX Cloud Alpha S
Design do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/HyperX)

Esteticamente falando, o HyperX Cloud Alpha S não é muito diferente de outros modelos da fabricante. A versão que testamos é a “Blackout Edition”, por isso nem sequer os detalhes coloridos ele possui, o que pode ser um ponto negativo para alguns consumidores que gostam de cores em contraste com o preto.

Sua estrutura é toda em alumínio maleável, chegando ao ponto de você poder “torcer” o headset. É claro que não tem a necessidade de fazer isso, mas é um bom indicativo de que a estrutura é resistente e flexível, podendo se adequar fácil a cabeças maiores sem apertá-las. Sua haste possui regulagem de altura e é toda revestida em couro sintético, com preenchimento de espuma memory foam.

Construção do HyperX Cloud Alpha S
Estrutura de alumínio maleável do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

Ele possui dois pares de conchas, um revestido em couro sintético e outro em tecido, ambos com preenchimento também em espuma memory foam. Esse material consegue se moldar rapidamente à orelha do usuário sem apertar ou exercer muita pressão. O fato da empresa mandar dois pares diferentes de conchas dá a possibilidade do usuário escolher qual mais lhe agrada, ou mesmo usá-las em diferentes épocas do ano.

Conchas do HyperX Cloud Alpha S
Conchas revestidas de couro sintético e tecido. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

De cara já dá para notar o quão confortável ele é, justamente pela facilidade em se “moldar” à cabeça de quem está usando. Usamos por várias horas e não tivemos nenhum sinal de desconforto, orelhas esquentando, ou qualquer outra situação que pudesse incomodar.

Conchas do HyperX Cloud Alpha S
O HyperX Cloud Alpha S possui microfone e fio destacáveis. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

Tanto o microfone quanto o fio são destacáveis, então é fácil transportá-lo para qualquer lugar sem danificar esses componentes. Ele não possui nenhum botão no próprio headset, mas conta com algumas chaves de controle de pressão de ar, que servem para deixar a música mais grave ou aguda. Vamos falar melhor disso no próximo tópico.

Qualidade de áudio

Qualidade de Áudio do HyperX Cloud Alpha S
Sistema de câmera dupla do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/HyperX)

O HyperX Cloud Alpha S tem um ótimo palco sonoro e frequências bem definidas. Ele não é um daqueles fones que se destacam em algo específico, por exemplo os graves, mas consegue entregar todas as frequências equilibradas e com ótima qualidade. Isso acontece devido ao sistema de driver de câmara dupla, que faz com que elas sejam sintonizadas separadamente, não deixando uma sobressair a outra.

Para usar o recurso 7.1 é necessário que o headset esteja conectado à caixa DSP, que é responsável também por toda a qualidade de som que citamos anteriormente. Se você usar ele sem a caixa, terá um som “ok”, mas nada perto do verdadeiro áudio que o Cloud Alpha S pode proporcionar. O recurso surround é bem interessante, sendo melhor aproveitado nos jogos, que são o foco desse headset.

Com o 7.1 ativado, todo o palco sonoro do fone é aprimorado e você realmente se sente dentro do jogo graças ao efeito tridimensional proporcionado. Em games FPS, por exemplo, é possível escutar com clareza os passos e de onde eles estão vindo, ou mesmo os tiros que são dados longe do personagem. Usar o recurso em músicas serve mais como um “boost” de frequência do que realmente para criar uma experiência envolvente.

Posições das chaves que controlam a entrada de ar no HyperX Cloud Alpha S
Posições das chaves que controlam a entrada de ar no HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

Como falamos no tópico de design, ele possui duas chaves de controle de ar, sendo uma em caixa concha. Elas possuem três posições diferentes: totalmente fechadas, “meio abertas” e totalmente abertas. Com elas completamente abertas, os graves se destacam; no meio o áudio é equilibrado; com elas todas fechadas, os graves ficam bem leves. A ideia é criar uma sistema de controle analógico baseado na entrada de ar, o que é muito legal, mas não são em todos os momentos que dá para perceber a diferença.

Ele é Plug and Play, o que é bom, mas não tem nenhum software para poder alterar suas equalizações. Não que a equalização da placa DSP seja ruim, mas é legal ter controle sobre as frequências e definir quais devem ficar evidentes em diferentes momentos. Se o HyperX Cloud Alpha S tivesse um software para isso, inclusive com equalizações variadas já pré-definidas, com certeza acrescentaria mais ao fone.

Fio e placa DSP

Cabos do HyperX Cloud Alpha S
Cabos do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

O HyperX Cloud Alpha S basicamente possui dois fios, um com plug 3,5 mm que é conectado nele, e outro com plug USB e placa DSP, no qual o usuário conecta o fio principal. É um sistema usado por muitas empresas para dar mais versatilidade ao headset, já que com o plug 3,5 mm, você pode usá-lo no celular, consoles, notebooks, entre outros dispositivos com a entrada, enquanto o com USB você usa no computador.

O problema aqui é que o headset não possui nenhum dos botões no fio principal ou no próprio dispositivo, então o consumidor acaba ficando a mercê da placa DSP para ter esses atalhos. Em momentos que você for usá-lo com o celular, por exemplo, terá que executar ações como alterar o volume, ligar e desligar o microfone no próprio aparelho.

Placa DSP do HyperX Cloud Alpha S
Placa DSP do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

A placa DSP possui seis botões de atalho, além de um “clipe”, para você prendê-la em algum lugar. O botão principal serve para ligar e desligar o Surround 7.1, com uma luz para indicar se o recurso está ligado ou não. Na lateral temos um botão para silenciar o microfone, que também tem um LED para indicar seu estado. Ainda temos dois botões para alterar o volume do áudio, um para dar mais ganho no áudio do jogo e outro para aumentar o som de conversas.

Esses dois últimos citados são simbolizados pelos ícones de chat e um controle de videogame e são bem práticos. A ideia é você diminuir o áudio do jogo e aumentar o da comunicação, e vice-versa, de forma rápida e prática. Eles funcionam bem, mas talvez ter mais controle sobre o microfone teria sido a melhor opção. Não leve isso como um ponto negativo, é apenas uma opinião pessoal de atalhos que poderiam ser mais úteis ainda.

Microfone

Microfone do HyperX Cloud Alpha S
O HyperX Cloud Alpha S possui microfone maleável e destacável. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

O microfone do headset é destacável, o que é excelente! Você pode usá-lo em locais públicos como um headphone convencional, e em momentos que você está usando o headset no PC e não precisa do microfone, basta tirá-lo e deixar guardado. A haste do microfone é bem maleável, então você pode ajustá-lo na distância que quiser do rosto, bem como seu formato.

A qualidade é muito boa e oferece uma comunicação clara e sem ruídos, sendo suficiente para se comunicar dentro dos jogos, ou mesmo participar de algumas reuniões no trabalho. Para um uso mais “profissional”, como gravar vídeos ou fazer streams, ele até segura a barra, mas logo você sentirá a necessidade de comprar um microfone externo.

Atalho para silenciar o microfone do HyperX Cloud Alpha S
Atalho para silenciar o microfone do HyperX Cloud Alpha S. (Foto: Reprodução/Manual da Compra)

Um recurso interessante do microfone é que você pode testar como está a sua voz pelo sistema de retorno. Basta pressionar o botão de silenciar por cinco segundos, e após dois bips, tudo que você falar será transmitido para o headset. Para voltar ao modo normal, basta repetir o processo.

Conclusão

O HyperX Cloud Alpha S está longe de ter um preço “camarada”, mas o seu propósito não é ser barato, nem “custo-benefício”. Ele é um modelo que começa a entrar no mercado premium e possui muitos recursos para justificar isso. Sua construção é impecável e o conforto nem se fala, é de longe o maior destaque deste produto. Você pode passar horas e horas no PC que não irá sentir dores ou desconforto na cabeça.

O áudio também impressiona, com bom palco sonoro e frequências equilibradas. O destaque fica para o recurso Surround 7.1, que realmente faz a diferença em jogos e deixa a experiência da jogatina ainda melhor. Não podemos deixar de citar o mecanismo de alavancas para alterar o som de acordo com a entrada de ar, que é algo bem legal e diferenciado adotado pela HyperX.

Os pontos negativos ficam para a falta de software para controle maior sobre as equalizações, bem como os botões de atalho estarem disponíveis apenas na placa DSP, mas são coisas que dá para “relevar” comparado com todos os pontos positivos. Se você busca um bom headset para jogos e está disposto a pagar um pouco mais para isso, o HyperX Cloud Alpha S não vai decepcionar!