Review HyperX Cloud Core: Será que ainda vale a pena?
Os headsets da HyperX ficam no mercado por muitos anos e a prova disso é o Cloud Core, que foi lançado em 2016 e ainda continua sendo vendido por algumas varejistas. O periférico não tem os recursos oferecidos pelos concorrentes mais recentes, mas aposta em uma boa qualidade de construção e conforto para atrair os consumidores.
O Manual da Compra teve a oportunidade de testar o headset da HyperX para te ajudar a responder à pergunta: vale a pena comprar o HyperX Cloud Core em 2021? Veja abaixo o nosso review.
Ficha técnica do HyperX Cloud Core:
- Tipo: Over ear
- Drive: 53 mm direcionais
- Impedância: 60 Ω
- Resposta de frequência: 15 Hz - 25 KHz
- Fio: Cabo principal com plug de 3,5 mm (combo de áudio e microfone) e cabo auxiliar com dois plugs 3,5 mm (áudio e microfone separados)
- Microfone: Destacável com cancelamento de ruídos
- Construção: Estrutura em alumínio, conchas com espuma memory foam e revestimento de couro sintético
- Peso: 350 gramas
- Compatível com: PC, Xbox, PS4, celulares e outras plataformas com conexão 3,5 mm
HyperX Cloud Core: Design e construção
O HyperX Cloud Core já está no mercado há alguns anos e ainda impressiona pela sua qualidade de construção e acabamento, mesmo quando comparado a headsets lançados recentemente. Assim que peguei ele em mãos já percebi o quão flexível sua estrutura é, o que é excelente, pois ele se adapta fácil à cabeça e não aperta durante o uso.
Essa estrutura é toda feita em metal, enquanto as conchas possuem acabamento emborrachado e a parte central também em metal. A parte da haste que entra em contato com a cabeça tem revestimento em couro sintético costurado e preenchimento memory foam, uma espuma da própria HyperX que é super macia.
As conchas são feitas do mesmo material da haste e tornam o HyperX Cloud Core um headset muito confortável para o uso prolongado. Ele não tem regulagens de altura, mas a sua haste é tão flexível que isso não deverá ser um problema.
O HyperX Cloud Core não possui nenhum controle de volume no fone ou mesmo no próprio fio e isso me incomodou já que o meu teclado não tem atalho de volume, então eu precisava ajustar o volume pelo próprio Windows. No entanto, percebi que isso é mais uma questão de costume, já que a minha namorada usou o headset e disse não ter sentido falta da funcionalidade, pois está acostumada a ajustar pelo Windows.
HyperX Cloud Core: Áudio
O headset da HyperX possui um áudio bem definido e se destaca quando os graves são o foco do som, sendo ótimo para jogos. Os drivers de 53 mm contribuem para um bom palco sonoro, por isso mesmo sem o recurso de Surround 7.1 ainda é possível ter uma boa percepção de espaço sonoro, e isso é excelente na hora de jogar jogos de gêneros em que o áudio é muito importante, como o FPS.
Como as conchas são grandes, elas cobrem toda a orelha e isso melhora o isolamento passivo de ruídos, deixando a experiência em jogos ainda mais legal. O ponto negativo é que o HyperX Cloud Core não tem nenhum software de customização e configuração.
Para músicas ele possui uma qualidade “ok”, que é o que se espera de headsets gamer. O foco desses periféricos não é entregar uma excelente experiência nesta área, mas não significa que o HyperX Cloud Core será ruim para isso, ele apenas não é uma opção recomendada se o seu foco é escutar música.
HyperX Cloud Core: Conexão com fio
O HyperX Cloud Core usa a conexão de 3,5 mm unificada, ou seja, um combo de fone e microfone no mesmo plug. É claro que a empresa não iria deixar os computadores de fora, por isso também envia uma extensão em formato de Y para separar o áudio do microfone, dessa forma ele pode ser usado em computadores que possuem as entradas separadas.
O cabo principal é muito pequeno (1 metro) e isso incomodou na hora de usar, ao ponto de eu colocar a extensão Y e usar apenas o plug de áudio só para ter mais liberdade de movimento.
O lado positivo é que os cabos possuem revestimento trançado e aparentam ser bem resistentes. Esse headset é compatível com qualquer dispositivo que tenha a entrada 3,5 mm, incluindo consoles. No entanto, a empresa ressalta que alguns videogames podem precisar de adaptador para o Cloud Core.
HyperX Cloud Core: Microfone
Para ser sincero, o microfone é o grande ponto fraco do HyperX Cloud Core. Testei ele no League of Legends e a minha voz simplesmente não era captada a não ser que eu quase engolisse o microfone. Mesmo ajustando as configurações do jogo o problema não foi resolvido, e nas poucas vezes que o headset conseguiu captar minha voz, ela ainda era cortada.
A solução foi ir nas configurações do Windows e dar um pequeno boost no microfone. Já conseguindo escutar a minha própria voz no retorno, notei alguns ruídos de fundo, mas nada que deva ser perceptível durante a comunicação em jogos.
Vale a pena comprar o HyperX Cloud Core em 2021?
Por ser um headset antigo, o HyperX Cloud Core já está saindo de circulação, por isso é difícil encontrá-lo nas lojas. Ele foi substituído pelo Cloud Core 7.1, que como o próprio nome já diz, é a versão com Surround 7.1.
O HyperX Cloud Core possui uma ótima qualidade de construção, é confortável e tem um som bom o suficiente para jogos, mas em pleno 2021 deve ser tratado como um modelo de entrada. Se você encontrá-lo na faixa dos R$ 300 ele pode ser uma boa opção, porém mais que isso já é melhor investir no seu sucessor.
Pontos positivos
- Excelente construção
- É muito confortável
- Som com boa qualidade para jogos
Pontos negativos
- Qualidade do microfone não é boa
- Não tem controle de volume no fio
- Cabo principal muito curto