Review HyperX Cloud Stinger Wireless: Leia a análise completa!
Quem está procurando um headset gamer sem fio que tenha um preço mais “acessível” se depara com o HyperX Cloud Stinger Wireless como uma das principais opções do mercado. Ele é um modelo que usa conexão sem fio de 2,4 GHz e é compatível com PS4 e PS4 Pro, por isso é escolha constante daqueles consumidores que possuem console e PC, e querem usar o periférico em ambos.
O HyperX Cloud Stinger Wireless possui áudio de ótima qualidade, é confortável e tem estrutura resistente, feito em aço maleável. Ele também possui microfone com cancelamento de ruídos e uma bateria cuja autonomia chega a 15 horas! O Manual da Compra teve a oportunidade de ter o periférico em mãos e preparou um review completo sobre ele.
Veja abaixo a ficha técnica do HyperX Cloud Stinger Wireless:
- Tipo: Over ear
- Drive: 50 mm
- Impedância: 32 Ω
- Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
- Fio: Apenas USB para carregamento
- Conexão: Wireless 2,4 GHz com dongle USB
- Microfone: Com cancelamento de ruídos
- Construção: Estrutura em alumínio, conchas com espuma memory foam e revestimento em couro sintético
- Bateria: 15 horas
- Peso: 270 gramas
- Compatível com: PC, PS4 e PS4 Pro.
Design
O HyperX Cloud Stinger Wireless possui acabamento todo em plástico, que aparenta ser muito resistente. Ele pode ser encontrado em duas versões, a “Blackout”, toda preta, e uma para o PS4, que tem um detalhe em azul na concha do periférico. A única diferença entre os dois modelos é esse detalhe, pois a ficha técnica e funções são as mesmas.
Ele possui o design simples e convencional de grande parte dos headsets gamer, e não tem nenhum aspecto estético que o torne “diferente” ou chame a atenção. A HyperX gravou sua logo em baixo-relevo na parte superior do arco e nas laterais das conchas, mas neste fone ela nem sequer usou cores diferentes para destacar a logo, que deve passar despercebida por muitos usuários.
Apesar do acabamento em plástico, toda a estrutura interna do Cloud Stinger Wireless é feita em aço maleável, que junto às regulagens disponíveis, tornam o fone versátil e confortável. As conchas giram em 90 graus, o que é ótimo, pois fica fácil descer o headset para o pescoço quando não estiver em uso, sem desconforto algum.
O microfone não é destacável, mas pode ser movido para cima sempre que não estiver sendo usado. Ele possui uma “rodinha” para controlar o volume, o botão para ligar e desligar o fone e uma entrada microUSB para carregamento. Um LED indica o funcionamento do fone, bem como o estado da bateria.
Conforto
Conforto é algo que deve ser ressaltado neste modelo, pois mesmo após mais de 10 horas de uso seguidas, não tivemos problemas com dor de cabeça ou qualquer tipo de incômodo. Ele é um headset leve e que se encaixa bem. Também não tivemos problemas de calor após usar por várias horas, mesmo em dias que a temperatura estava por volta de 31°C.
Sua haste é toda acolchoada e revestida de couro sintético, então o usuário acaba nem sentindo o contato dela com a cabeça. As conchas possuem revestimento em couro sintético também, e graças à espuma memory foam, não apertam as orelhas. Essa espuma consegue se “moldar” ao formato da orelha do usuário, fazendo a pressão ideal para que ele tenha bom isolamento passivo, sem apertar a ponto de incomodar.
Qualidade de áudio
O Cloud Stinger Wireless possui drivers de 50 mm, bem como uma resposta de frequência que vai de 20 Hz a 20 KHz. O palco sonoro dele é bom e ele consegue atenuar vários detalhes do que está acontecendo ao redor quando o usuário está jogando, com frequências bem definidas e uma boa gama de detalhes. Seja na hora de escutar um diálogo entre personagens ou estrondos de explosões, o som continuará nítido e claro.
Apesar de ser focado em jogos, esse fone consegue um ótimo resultado na hora de escutar músicas. A frequência aguda tende a se destacar, mas nada que atrapalhe a experiência, pois os graves continuarão potentes e envolventes. Seja rock, metal, K-pop, rap ou qualquer outro estilo, o Cloud Stinger Wireless pode ser usado para longas horas de música sem nenhum problema.
O lado negativo é que o usuário não dispõe de um software próprio da HyperX para realizar equalizações de acordo com suas preferências pessoais. Isso não significa que a equalização do headset seja ruim, mas é sempre bom poder alterar algumas frequências e deixar o som exatamente como queremos.
Conexão sem fio
A sua conexão sem fio é feita por um dongle USB, que transmite o sinal em uma frequência de 2,4 GHz. A qualidade é excelente e não tivemos nenhum problema com interferência ou perda de dados durante o uso cotidiano. O sinal continua estável em uma distância de até 10 metros livres, e depois disso o fone começa a ter alguns problemas com o áudio. Em caso de paredes barrando o sinal, essa distância diminui conforme a quantidade de obstáculos.
O dongle USB possui o mesmo acabamento em plástico do fone, com a logo da HyperX em um dos seus lados. Quando conectado à porta USB, ele acende uma luz azul para indicar seu funcionamento. É válido lembrar que esse fone é compatível com PS4, PS4 Pro e outros consoles que tenham porta USB.
Bateria e carregamento
A HyperX diz que o fone entrega até 17 horas de autonomia, mas em nossos testes conseguimos alcançar no máximo 15 horas, escutando e jogando praticamente sem pausas e com volume em menos de 50%. Apesar de não ser o prometido, a autonomia é suficiente para um dia completo de uso. A empresa envia um cabo USB para carregá-lo, e ele demora pouco menos de três horas para estar com a bateria completa novamente.
O cabo possui cerca de 1 metro e até dá para usar o fone enquanto ele está recarregando, mas como a empresa nem sequer cita essa possibilidade, talvez não seja bom para a saúde da bateria do fone. Ele possui um LED com cores que indicam o status da bateria, e o fone também emite sinais sonoros quando a bateria chega a 25%, alertando que em breve o usuário estará sem carga.
Esse headset possui um recurso de desligamento automático caso o usuário não o esteja usando, o que é bem legal para economizar bateria. No entanto, ele não emite nenhum sinal sonoro quando desliga, então às vezes a sua playlist acabou e você está tão focado no trabalho, por exemplo, que não percebe, e quando vai colocá-la para tocar novamente, o fone está desligado.
A falta de software também se torna um ponto chato aqui, pois o usuário não consegue fazer configurações para desligar o recurso, ou mesmo mudar o tempo de espera para que o fone desligue sozinho.
Microfone
Diferente de outros modelos da HyperX, o microfone aqui não é destacável, o que pode ser um ponto “chato” para alguns consumidores que já usaram outros modelos cujo dispositivo pode ser removido. A qualidade de comunicação é ótima, e graças ao cancelamento de ruídos sua voz ficará bem nítida para quem estiver do outro lado da chamada.
Para uso profissional, seja em stream ou gravações de vídeos, o microfone pode não atender a demanda de alta qualidade, mas nem vamos considerar isso como um ponto negativo, afinal este headset não é um modelo premium no mercado.
O microfone possui recurso de silenciamento, então basta movê-lo para cima e você escutará um pequeno clique mecânico, indicando que a função foi ativada.
Conclusão
O HyperX Cloud Stinger Wireless é um fone sem muitos recursos adicionais, no melhor modelo “Plug and Play”, então basta o usuário conectar o dongle USB e já começar a usar. Isso não é ruim, ainda mais considerando o seu preço, pois fones sem fio com várias tecnologias e funções adicionais acabam custando o dobro do valor.
Esse headset foca em uma experiência de uso sem complicações, entregando conforto para longas horas e ótima qualidade sonora. O fato de poder ser usado em consoles é excelente e reforça o seu foco em jogos. No entanto, como dissemos na análise, ele também é um ótimo periférico na hora de escutar música.
Não ter um software para configuração é um dos seus pontos negativos, além não existir uma entrada P2 para que ele seja usado com fio. Quem busca um headset com esses recursos, terá de aderir ao Cloud Flight, modelo que também é da HyperX e que custa mais caro. Caso esses detalhes não sejam importantes para você, o Cloud Stinger é sim uma excelente opção de headset sem fio.