Análise iPad 10.2 9ª geração: o tablet da Apple é bom?
O iPad 10.2 9ª geração é uma boa opção para quem busca tablets da Apple para uso diário e até mesmo em alguns apps mais exigentes. Ele é um dos modelos mais acessíveis da empresa no momento, mas não deixa de ter um precinho salgado, quando comparado à concorrência.
O tablet da Apple traz tela de Retina, usa o processador A13 bionic e é vendido em versões de 64GB ou 256GB, a depender da versão escolhida. Além disso, possui suporte para Apple Pencil e Smart Keyboard, e vem com o iPadOS 16.
Essas são apenas algumas das características do iPad 10.2 9ª geração. O Manual da Compra preparou uma análise completa para te mostrar todos os destaques do tablet, ficha técnica e também pontos negativos. Será que vale a pena a compra?
Ficha técnica do Apple iPad 9° Geração
- Tela: Retina de 10,2 polegadas com resolução de 2160 x 1620 pixels
- Processador: A13 Bionic com Neural Engine
- Armazenamento interno: 64 GB ou 256GB
- Câmera frontal: 12 MP
- Câmera traseira: 8 MP
- Conectividade: Wi-Fi (802.11a/b/g/n/ac), Bluetooth 4.2, e opção de 4G LTE
- Bateria: Até 10 horas de navegação na web em Wi-Fi ou para assistir a vídeos
- Peso: 487 gramas (Wi-Fi) ou 498 gramas (Wi-Fi + Cellular)
- Dimensões: 250,6 mm x 174,1 mm x 7,5 mm
- Conector: Lightning
- Compatibilidade com Apple Pencil (1ª geração) e Smart Keyboard
- Sistema operacional: iPadOS 16
Para qual uso o iPad 10.2 9° geração é bom?
- Navegação na internet, redes sociais
- Streaming de mídia (Youtube, Netflix)
- Fazer anotações e desenhar graças à Apple Pencil
- Uso de aplicativos de produtividade
- Integração com o ecossistema da Apple
- Uso em jogos
Para qual uso o iPad 10.2 9° geração não é bom?
- Uso de aplicativos ou jogos muito pesados
- Uso de aplicativos não disponíveis ou limitados no iPadOS
Design e construção do iPad 10.2 9° geração
O iPad 10.2 9ª geração mantém o design clássico da Apple, que é conhecido por sua elegância e simplicidade. O corpo do tablet é feito de alumínio reciclado, o que não só contribui para a sustentabilidade, mas também oferece uma sensação de robustez e qualidade. Com acabamento premium, o dispositivo está disponível em duas cores: cinza espacial ou prateado.
Ele conta com botão TouchID para desbloqueio facial e tem conector Lightning. vale lembrar que ele é um dos últimos a contar com esse design de bordas mais grossas e botão, já que os modelos mais recentes de iPads adotam visuais mais modernos.
Tela do iPad 10.2 9° geração tem tecnologia Retina
O iPad 10.2 9° geração possui uma tela Retina de 10,2 polegadas com resolução de 2160 x 1620 pixels. Esta tela é conhecida por sua nitidez, detalhes incríveis e cores vibrantes, proporcionando uma experiência visual muito agradável, seja para assistir a filmes, navegar na web ou trabalhar em projetos de desenho.
O recurso True Tone ajusta a temperatura de cor da tela de acordo com a luz ambiente. Além de deixar a imagem sempre com boa qualidade, esse recurso também contribui para o conforto visual, tornando a leitura e o uso prolongado mais confortáveis para os olhos.
Compatibilidade com a Apple Pencil
Um dos destaques do iPad 10.2 9° geração é a compatibilidade com a Apple Pèncil, caneta inteligente da Apple. Ela é excelente para anotações e desenhos, inclusive sendo usada profissionalmente por artistas.
A integração com o sistema da Apple permite usá-la para várias funções, e a caneta tem ponta sensível à inclinação e pressão, além de área sensível ao toque que permite mudar a ferramenta em uso no momento. Além disso, a caneta é compatível com diversos iPads, carrega no próprio aparelho e tem fixação magnética.
O ponto negativo é que ela é vendida separadamente e não custa barato, então isso deve ser levado em consideração se você busca um tablet para desenhar e pensa no iPad de 9° geração. Além disso, vale destacar que ele é compatível apenas com a Apple Pencil de 1° geração.
Smart Keyboard
O Smart Keyboard, também vendido separadamente, pode transformar o iPad em um substituto de laptop mais eficaz, permitindo digitação confortável para redação de textos longos ou trabalho em documentos. Além disso, o Smart Keyboard pode ser dobrado para servir como uma capa protetora para o iPad. Vale destacar que a capa deve ser comprada separadamente.
Desempenho do iPad 10.2 9° geração
O iPad 10.2 9° geração é equipado com o chip A13 Bionic da Apple, que oferece um desempenho rápido e eficiente. Este chip, que também é encontrado em alguns modelos de iPhones, é capaz de lidar com uma variedade de tarefas, desde navegação na web e troca de mensagens até o uso de aplicativos mais pesados e jogos.
O chip A13 Bionic também possui um Neural Engine que melhora o desempenho de tarefas que utilizam aprendizado de máquina, como o recurso Texto ao Vivo no iPadOS. O processador também proporciona maior autonomia de bateria, outro ponto muito positivo do tablet da Apple.
Armazenamento interno do iPad 10.2 9° geração
O iPad 10.2 9° geração vem com uma capacidade de armazenamento interno de 64 GB ou 256GB. Se você prefere usar o iPad apenas para tarefas básicas, a primeira versão já deve ser o suficiente. Se você vai usá-lo para trabalhar, ou tem dezenas de arquivos pessoais, recomendamos a versão de 256GB.
Além disso, a Apple oferece a opção de expandir o armazenamento através do iCloud, seu serviço de armazenamento em nuvem, o que pode ser útil para armazenar fotos, vídeos e documentos. O preço é bem acessível, mas o ponto negativo é a falta de espaço para cartão de memória, algo que também acontece em outros produtos da Apple.
Modelos de tablets da Samsung, por exemplo, proporcionam tal recurso para o usuário, enquanto o iPad quase que “obriga” o consumidor a ter algum serviço de armazenamento na nuvem, caso precise de mais espaço.
Sistema operacional
O iPad 10.2 9° geração vem com o iPadOS 16, o sistema operacional da Apple projetado especificamente para iPads. O iPadOS é conhecido por sua interface de usuário intuitiva e suave, além de uma ampla gama de recursos poderosos. Perante as gerações passadas, ele traz melhorias significativas na multitarefa e novas formas de encontrar e organizar informações, além de anotações aprimoradas.
Além disso, o iPadOS oferece uma excelente integração com outros dispositivos da Apple e serviços, como o iCloud, Apple Music, e FaceTime, proporcionando uma experiência de usuário coesa se você já está imerso no ecossistema da Apple. Se você tem um AirPods Pro ou um Apple Watch SE, por exemplo, poderá deixar todos os dispositivos conectados e funcionando em harmonia.
Câmeras do iPad
O iPad 10.2 9° geração vem equipado com uma câmera frontal de 12 MP que suporta o recurso Palco Central da Apple, que mantém você no quadro enquanto você se move, perfeito para videochamadas. A câmera traseira de 8 MP é legal para capturar fotos e vídeos, e também suporta realidade aumentada.
No entanto, as câmeras do iPad 10.2 9° geração não são tão avançadas quanto as encontradas em alguns outros modelos do mercado. Portanto, se a fotografia e a gravação de vídeo são uma prioridade para você, pode valer a pena considerar outras opções, inclusive da própria Apple.
Bateria do iPad 10.2 9° geração dura até 10 horas
A Apple afirma que a bateria do iPad 10.2 9° geração pode durar até 10 horas para navegação na web em Wi-Fi ou para assistir a vídeos. É uma autonomia excelente para que boa parte dos consumidores possam passar o dia sem precisar recarregar. Conforme já citamos, o processador A13 Bionic também tem papel importante nisso, pois traz um bom gerenciamento de energia para longa duração de bateria do tablet.
O iPad 10.2 9° geração traz carregador de 20W, e são necessárias pouco menos de 3 horas para carregar completamente o aparelho. Isso se justifica pelo tamanho da bateria, que tem 8.557 mAh. Ele não traz suporte ao carregamento turbo, o que é um ponto negativo, já que muitos concorrentes do mesmo preço possuem tal função.
Conectividade do iPad 10.2 9° geração
O iPad 10.2 9° geração oferece várias opções de conectividade. Ele suporta Wi-Fi (802.11a/b/g/n/ac) para conexões de internet sem fio e Bluetooth 4.2 para conexão com outros dispositivos e acessórios, como fones sem fio.
Além disso, existe uma versão do iPad 10.2 9° geração que suporta conexões de dados móveis 4G LTE, permitindo que você acesse a internet móvel, mesmo quando não há Wi-Fi disponível. Vale destacar que esse modelo é mais caro, então avalie bem se você precisa do recurso.
Vale a pena comprar o iPad 10.2 9° geração?
O iPad 10.2 9° geração é uma ótima escolha de entrada no segmento de tablets da Apple, e ainda se mantém atualizado, quando comparado aos outros modelos da empresa. Ele entrega bom desempenho, possui tela de alta qualidade e bateria satisfatória para uso no dia a dia. Também é um bom tablet para trabalho, pois tem suporte a teclado externo e a caneta Apple Pencil, ambos vendidos separadamente.
O principal ponto negativo do tablet da Apple é o seu preço. Mesmo sendo um dos mais acessíveis que ainda compensa comprar, ainda é caro comparado a concorrência, inclusive mais caro que alguns tablets que possuem ficha técnica mais potente.
Se você está decidido a comprar um tablet da Apple, o iPad 10.2 9° geração é sim uma boa escolha e com certeza vai agregar muito no seu dia a dia.