Análise: Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR)
A linha IdeaPad S145 é bem famosa no Brasil por entregar uma configuração bem bacana e ter um preço menor que os concorrentes. O notebook mais potente dessa série é o S145 (81S90003BR), que apesar de não chegar a ser um modelo super avançado, já é melhor que grande parte dos notebooks intermediários.
Ele tem um processador i7 de oitava geração, 8 GB de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada, a GeForce MX 110. Seu desempenho é acima da média e ele consegue executar até alguns programas um pouco mais pesados, por isso é indicado para quem trabalha com alguma aplicação que use mais do hardware do computador, ou simplesmente queira ter uma ótima performance nas tarefas casuais.
Veja a seguir uma análise completa IdeaPad S145 (81S90003BR).
Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR) | |
---|---|
Tela | 15,6 polegadas com resolução Full HD e abertura 180° |
Processador | (8° geração) com até 4,6 GHz |
Memória RAM | 8 GB (expansível até 20 GB) |
Armazenamento interno | 1 TB de HD |
Placa de vídeo | Nvidia GeForce MX110 com 2 GB de memória |
Portas | 2x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x RJ 45, 1x combo (fone+microfone), 1x HDMI e Leitor de cartões |
Conexões | Wi-Fi e Bluetooth 4.2 |
Bateria | 2 células de 35 Wh |
Dimensões (LxPxA) | 362,2 x 251,5 x 19,9 mm |
Peso | 1,85 quilo |
Sistema operacional | Windows 10 |
Cores | Prata ou Preto |
Design
Gosta de simplicidade? Pois bem, a Lenovo gosta e deixa isso bem claro no design da linha IdeaPad S145. Ele tem um chassi feito em plástico, mas que, com a pintura prateada, passa a impressão de ser um aço escovado ou algo parecido. Suas linhas são mais “quadradonas” e, em alguns lugares, quase triangulares, o que ajuda a torná-lo mais fino. Sua estética não conta com nenhum tipo de detalhe, exceto a pequena logo da Lenovo na parte externa da tampa.
Assim como os modelos passados, este é bem compacto e ainda mais leve, pesando menos de 2 quilos e com apenas 2 cm de espessura quando está fechado. Seu interior possui a mesma pintura da parte externa, com um teclado em um tom de cinza mais escuro. A tela possui poucas bordas, mas mantém o tamanho padrão de grande parte dos notebooks do mercado.
Ele possui uma boa quantidade de portas e conexões, com duas entradas USB 3.1, uma USB 2.0, uma entrada HDMI, leitor de cartões, entrada RJ 45 (Ethernet) e o combo de fone e microfone. Além disso, ele também tem bluetooth 4.2, para você poder usar alguns dispositivos e periféricos sem fio.
Tela
Como é o notebook mais potente da linha, a Lenovo optou por uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD, o que favorece aqueles que gostam de assistir série ou filme em alta qualidade. A imagem é boa, mas as cores não são tão fiéis, por isso em algumas partes você pode notar que elas até parecem “desbotadas”. A empresa também destaca a possibilidade da tela ser aberta em até 180°, para que o usuário consiga achar o melhor ângulo possível.
No entanto, o tipo de painel usado aqui é o TN, que tem como características ser mais barato e ter uma resposta rápida. No entanto, como ponto negativo a sua visualização pode ser bem ruim em outros ângulos. Isso pode ser um problema se considerarmos a possibilidade de a tela do S145 abrir em até 180°.
Teclado, touchpad e som
Neste notebook a Lenovo buscou aproveitar bem todo o espaço disponível, e isso se reflete no teclado, que consegue ser confortável e espaçoso, mesmo com a presença das teclas numéricas dedicadas. Alguns modelos de notebooks acabam tendo um teclado “espremido” quando tentam adicionar o numérico, o que não acontece aqui. A experiência de digitação é boa e ele funciona bem, mesmo após longas horas de uso.
Seu touchpad não possui nenhum tipo de recurso inovador e é bem “camuflado” no aparelho, já que tem a mesma pintura prateada. Ele é inteiriço, mas possui o clique mecânico e também por toque, além de também ter suporte ao recurso de multi-gestos, que pode ser usado para alguns atalhos e funções no Windows.
O S145 possui dois alto-falantes de 1,5W com certificação Dolby Audio, que garante uma boa qualidade de som mesmo em volumes mais altos. No entanto, acaba sendo “mais do mesmo”, ou seja, ele não tem um áudio ruim, mas também não se destaca em nenhum quesito.
Hardware e desempenho
Esse modelo do S145 é o mais potente da linha, por isso chega equipado com um processador de sétima geração, o i7- 8565U, que tem um clock base de 1,8 GHz, mas pode alcançar até 4,6 GHz com a tecnologia turbo da Intel. Ele consegue se dar bem nas tarefas mais leves e simples, mas também tem um bom desempenho em programas que exijam um pouco mais do computador, até mesmo alguns de modelagem 3D ou que envolvam algum tipo de renderização.
A memória RAM que vem de fábrica é de 8 GB, mas se você achar necessário pode estar fazendo o upgrade. Desses 8 Gb, 4 Gb são soldados e os outros 4 GB ocupam um slot, então você pode aumentar para até 20 Gb no máximo. Por falar em upgrade, um que recomendamos bastante é a instalação de um SSD, pois ele chega com HD de fábrica. Ter um notebook potente igual a esse e usar um HD é quase um crime ao seu desempenho.
O lado positivo é que fazer essa instalação é fácil, pois ele conta com um slot M.2 dedicado, então você não precisa retirar o HD para colocar o SSD, é possível usar a memória híbrida.
Outro destaque do notebook é a sua placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110, que tem 2 GB de memória. Ela não é um modelo avançado, mas já dá um passo à frente dos vários aparelhos que possuem placa integrada. Com ela você vai conseguir um melhor desempenho em programas que dependam um pouco de processamento gráfico, além de também poder se aventurar em alguns jogos.
Alguns testes mostram que ela consegue rodar jogos como o fortnite, League of Legends, Call of Duty WWII, fifa 18, Overwatch, Rainbow Six: Siege, Dota 2, CS:GO, Diablo III entre outros com um FPS acima de 60, caso você esteja de acordo com fazer configurações de gráfico um pouco mais leves.
Bateria
A bateria sempre foi um problema da linha IdeaPad e, por mais que os consumidores sempre reclamassem, a Lenovo nunca fez melhorias significativas. No caso deste notebook, a bateria é um pouco maior que as outras versões do S145, sendo de 35W. O fato de ele ter uma placa de vídeo dedicada faz com que o gasto energético seja maior, por isso não espere muitas horas longe da tomada.
A empresa não especifica no anúncio quantas horas uma carga dura, por isso tivemos que buscar o feedback dos consumidores. Após vários comentários de quem já tem esse aparelho, constatamos que, se você tiver um uso bem moderado, ele pode alcançar uma autonomia de até 4 horas, mas na maioria das vezes a duração é menor que isso.
Conclusão: vale a pena comprar o Lenovo S145 (81S90003BR)
Este modelo do S145 é para aqueles usuários que procuram um notebook que é mais potente e consegue executar alguns programas mais pesados, mas que ainda não estejam na categoria dos avançados. O aparelho cumpre bem com esse papel, já que é compacto, leve, tem tela com resolução Full HD, processador potente e uma placa de vídeo dedicada. O que fica faltando aqui é um SSD, que deixaria a sua performance ainda melhor.
No entanto, com a crise financeira e alta do dólar, ele acabou ficando mais caro e perdeu uma de suas principais características, que era o preço bem acessível. O S145 (81S90003BR) pode ser encontrado a partir de R$ 4.200, o que é bem salgado, mas acaba estando dentro do padrão do mercado, cujos notebooks aumentaram bastante. Se você precisa de um aparelho que vai além do básico, ele é sim uma boa opção.