Review Redmi Buds 4 Pro: o fone TWS com ANC da Xiaomi
O Redmi Buds 4 Pro é a aposta da Xiaomi para competir com os gigantes. O modelo traz áudio Hi-Fi, bluetooth 5.3, tem cancelamento ativo de ruídos, bateria muito duradoura e uma série de recursos que poderiam ser ativos no app (se ele funcionasse). É, nem tudo são flores, mas talvez o fone TWS da fabricante ainda seja uma boa opção para você.
O Manual da Compra teve a oportunidade de testar o Redmi Buds 4 Pro e vai te mostrar as principais características do acessório em design, usabilidade, som, conexão, efeitos, bateria e outros pontos. Será que vale a pena comprar o fone Bluetooth da Xiaomi, ou há opções mais viáveis no Brasil?
Ficha técnica do Redmi Buds 4 Pro
- Tipo: intra-auricular
- Drivers: duplos, 10 mm + diafragma de 6 mm
- Bluetooth: 5.6
- Proteção contra água: IP54
- Bateria: Até 9 horas com o ANC desligado
- Estojo: Mais 27 horas adicionais
- Carregamento sem fio: Não tem
- Peso: 5g (cada fone)
- Microfone: Sim
- Compatibilidade: Android e iOS
- Recursos extras: ANC inteligente, Modo Ambiente, Modo para jogos, conexao com app
Design do Redmi Buds 4 Pro é moderno, mas sem surpresas
Em termos de design o Redmi Buds 4 Pro não surpreende, mas passa um ar bastante moderno, cheio de curvas. O modelo testado aqui no Manual da Compra é todo preto com alguns detalhes em cinza. Ele é intra-auricular e traz uma pequena haste na lateral, que inclusive tem uma “faixa” que parece ser toda tátil para controles, mas no fim apenas a parte superior realmente funciona com toques.
Sem surpresa no visual, o fone da Xiaomi é bonito e moderno, tem um acabamento sólido e é bastante leve. Outro ponto positivo é a proteção IP54 contra água e suor. Ele não pode ser mergulhado, mas aguenta respingos da chuva ou mesmo o suor de exercícios físicos numa boa.
O estojo conta com uma pintura grafite e acabamento fosco, é pequeno e tem cantos arredondados, melhorando sua ergonomia para levá-lo no bolso, por exemplo. É fácil transportar os Redmi Buds 4 Pro para qualquer lugar, e isso é um ponto positivo.
O Redmi Buds 4 Pro é um fone confortável
Não tenho o que reclamar da usabilidade. Usei esse fone em uma viagem que fiz e fiquei várias horas no avião, e apenas após umas quatro horas seguidas (após dormir com ele) que comecei a ter algum incômodo, o que talvez nem seja dele, já que se você dormir com qualquer fone intra-auricular, provavelmente sentirá dores no ouvido.
Por ser um fone intra-auricular, voltamos para aquela velha história: algumas pessoas adoram o formato pelo isolamento de ruídos e encaixe mais firme, e outras detestam por eles poderem incomodar no uso prolongado. Assim como outros modelos do mercado, a Xiaomi envia ponteiras de diferentes tamanhos para o Redmi Buds 4 Pro, e no app ainda tem um teste de encaixe.
É válido destacar que o fone traz sensores que detectam quando ele é retirado do ouvido, e nesta situação a música para de tocar automaticamente. Ao colocá-lo novamente, a música volta a tocar, sem você precisar fazer nada,
No geral eu gostei bastante do encaixe, as alças facilitam achar a posição certa e ele fica bem preso à orelha. Os comandos por toque também são bastante úteis e funcionam com um atraso mínimo, então você consegue dar pause ou play nas músicas, trocar o efeito, avançar de faixa e outras funções sem ter que tirar o celular do bolso.
Funções dos botões do Redmi Buds 4 Pro:
- 1 toque longo: alterna entre o ANC e Modo Ambiente;
- 2 toques: play/pause em músicas e aceita chamadas;
- 3 toques: passa para a próxima música e encerra chamadas ativas;
Áudio do Redmi Buds 4 Pro deve agradar todos os gostos
O Xiaomi Redmi Buds Pro 4 traz um sistema de drivers duplos, com um de 10 mm e um diafragma de titânio de 6 mm, visando oferecer agudos nítidos, graves ricos e um som bom para uma ampla gama de gêneros. O som me impressionou pela boa qualidade, com frequências bem equilibradas e um baixo presente, mas sem exagerar.
É um fone com qualidade de áudio Hi-Fi, que traz suporte ao codec LDAC e recursos para aprimorar a imersão de som. Os destaques ficam para os médios e agudos, que deixam vocais, por exemplo, mais claros, e destacam detalhes nas músicas. Independente do gênero que você escuta, é possível ficar mais do que satisfeito com a qualidade sonora do Buds Pro 4.
As funções que aprimoram a parte de som tridimensional prometem ser ótimas na hora de assistir um vídeo ou filme, por exemplo, mas infelizmente não conseguimos testá-la (explicamos no tópico do app). Na hora de jogar, o fone automaticamente liga o modo Game e não há latência entre o áudio e o vídeo. A sincronização é excelente, e devido à excelente qualidade de áudio, você tem uma experiência muito boa.
Cancelamento ativo de ruídos (ANC) e Modo Ambiente
O ANC do Redmi Buds 4 Pro faz um ótimo trabalho. Ele funciona em três intensidades diferentes, e a fabricante afirma que há uma escolha inteligente de acordo com o ambiente que o usuário está. No app você pode ajustar a intensidade do efeito, mas como não conseguimos usar o app, ficamos apenas com o que o fone proporciona de forma inteligente.
É bastante efetivo o cancelamento ativo de ruídos do Redmi Buds 4 Pro. Ao colocar o fone e ativar o efeito, você sente o silenciamento imediato do ambiente. Já testei fones mais caros que não tinham um recurso tão bom, então ponto positivo para a Xiaomi. É válido lembrar que o ANC usa microfones externos para “cancelar” ruídos constantes, e serve para deixar o usuário imerso ao que estiver escutando.
Dando um toque e segurando, o efeito alterna para o Modo Ambiente, que faz justamente o oposto. Ele usa os microfones externos para captar o som e fazer com que você escute o ambiente sem ter que tirar o fone. No app ainda dá para escolher entre o modo padrão ou o modo que destaca as vozes (para conversas), mas não conseguimos usar tal função, já que o app não funcionou nos testes.
Também não conseguimos desligar os efeitos, então sempre tivemos que escolher entre usar o ANC ou o Modo Ambiente, e ambos comprometem a autonomia da bateria, que felizmente é ótima. No geral, os recursos funcionam bem, com destaque para o cancelamento de ruídos, que realmente impressionou pela efetividade.
Conexão Bluetooth 5.3 do Redmi Buds 4 Pro
O Redmi Buds 4 Pro traz conexão Bluetooth 5.e, que é mais rápida e inteligente que as versões anteriores. Na prática, o consumidor deve sentir pouco impacto caso já tenha usado a 5.2, por exemplo. O fone permite o pareamento multipontos, então você pode parear o fone em dois dispositivos e alternar entre eles facilmente.
Além disso, também há a baixa latência, já mencionada no tópico anterior, e a possibilidade de usar o fone em modo Mono, ou seja, apenas um lado. Para isso, basta colocar o lado não usado no estojo e o Buds 4 Pro já troca automaticamente para o Mono.
Aplicativo parece ser bom, mas não funciona
O Xiaomi Redmi Buds 4 Pro traz um app que conta com muitas funções, incluindo a escolha do nível dos efeitos, configuração dos toques, teste de encaixe, pop up que mostra o nível de bateria, entre outras. No entanto, só tem um problema: ele não conecta com o fone. Mesmo o fone já estando pareado no celular pelo modo convencional, o aplicativo não acha o dispositivo para terminar a configuração, não importa o que você faça.
Fiz algumas pesquisas na internet para tentar encontrar a solução, e tudo o que achei foram milhares de reclamações do mesmo problema no mesmo modelo de fone (também acontece em outros). O nome do App é Xiaomi Earbuds, só está disponível para Android e conta com vários reviews 1 estrela no Google Play, todos relatando o mesmo problema.
Sem o aplicativo, todas as funções acima são perdidas. Não consigo ligar ou desligar os efeitos, apenas alternar entre eles. Também não consigo mudar os gestos, escolher a intensidade dos efeitos, mudar as configurações do fone, ativar configurações adicionais, então se perder muito ao não ter um app funcional para o Redmi Buds 4 Pro.
Só para deixar claro, tentei várias dicas dadas: resetar o fone, mudar a região na hora de configurar o app, testei em outros celulares. A única dica não testada foi usar uma versão antiga do aplicativo, pois não confiei nos APKs paralelos que encontrei.
Bateria do Redmi Buds 4 Pro impressiona pela autonomia
A bateria do Xiaomi Redmi Buds 4 Pro é um dos pontos positivos do aparelho. A fabricante promete até 9 horas com os recursos de ANC e Modo Ambiente desligados, no entanto, como não conseguimos conectar no App para desligá-los, a bateria durou um pouco menos, em torno de 6 horas.
O estojo entrega mais 3 cargas adicionais, totalizando até 36 horas fora da tomada. É possível também usar o recurso de carregamento rápido, então cinco minutos dentro do estojo proporcionam duas horas de autonomia para os fones. O carregamento é por USB-C, e não há suporte ao carregamento sem fio, igual a modelos da geração anterior.
Microfone do Redmi Buds 4 Pro faz um bom trabalho
O microfone do Redmi Buds 4 Pro é acima da média. Ele não comprime tanto a voz e faz um bom trabalho no cancelamento de ruídos, por isso a qualidade de voz do usuário em chamadas fica bastante satisfatória. É válido lembrar que o fone da Xiaomi tem uma parte de metal em sua construção física que funciona como um "escudo" contra o vento, o que também ajuda no desempenho do microfone.
No app é possível selecionar um modo em que deixa o microfone ainda melhor, mas, novamente, é uma função que não conseguimos testar. No geral, o Buds 4 Pro faz um excelente trabalho com seu microfone e não deve ser um problema para os usuários que precisarem usar o recurso.
Vale a pena comprar o Redmi Buds 4 Pro?
Há vários pontos a se considerar para comprar esse fone. O primeiro deles é que é um modelo importado, então aqui no Brasil ele não tem garantia oficial e custa em torno de R$ 400, mais do que realmente é a sua proposta lá fora.
Você também pode optar por importá-lo, e aí o preço fica melhor, mas ao risco de toda aquela dor de cabeça que a importação pode trazer, seja de demora de entrega, de versão chinesa e até mesmo de taxação, se você for azarado.
Mesmo por R$ 400 e sem garantia, o Redmi Buds 4 Pro ainda é um fone que eu recomendaria aqui no Brasil, mas o fato do seu APP não ter funcionado, mas pelo fato do app não ter funcionado, eu não o escolheria, não pelo seu preço atual no mercado brasileiro. O Galaxy Buds 2 custa mais barato, tem garantia, ANC e suporte total ao app, então pelo menos não te limita em relação às funções.
Dito isso, a compra vai depender da sua coragem e esperança da Xiaomi em arrumar o app. Talvez no momento em que você estiver lendo esse texto, ele já esteja funcionando normalmente, mas aí vai da sua responsabilidade em pesquisar e comprar.
Caso você encontre o Redmi Buds 4 Pro na faixa dos R$ 300 aqui no Brasil, ou mesmo opte por importar, é um fone que, mesmo com as limitações do aplicativo, ainda vale a compra. Ele tem um bom som, recursos eficientes, bom acabamento e bateria bastante duradoura.
Pontos positivos:
- Design moderno, apesar de não surpreender
- É confortável
- ANC funciona muito bem
- Tem controle por toque na lateral
- Áudio é de ótima qualidade e sem atrasos
- Microfone faz um ótimo trabalho
- Bateria é duradoura
- Tem bluetooth de última geração
Pontos negativos:
- Aplicativo não funcionou e isso limita várias de suas funções
- É um fone sem garantia no Brasil